Debate

José Eliton abre encontro que debate a segurança pública do país

O vice-governador e titular da SSPAP, José Eliton, ao lado do governador Marconi Perillo, abriu…

O vice-governador e titular da SSPAP, José Eliton, ao lado do governador Marconi Perillo, abriu na manhã desta quinta-feira (10), o 4º Encontro do Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual e a 64ª Reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp). A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, e o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, além de secretários de segurança pública de todo o país, participam do evento.

O encontro tem como pauta a apresentação de medidas para uma maior segurança do país, entre elas alterações legislativas e a criação do Ministério da Segurança Pública; prestação de contas dos trabalhos realizados pelas câmaras temáticas de Análises Criminais, Planejamento e Operações, Inteligência e Ações Sociais; definição de metas para a segurança de divisas e fronteiras; e a definição de estratégias para a condução dos trabalhos entre os estados e ao governo federal para o combate à criminalidade.

Durante o encontro, José Eliton defendeu a criação do Ministério da Segurança Pública, além da valorização das forças policiais e a reestruturação do sistema penitenciário. “Eu, particularmente, sou contra a modalidade de pena alternativa, com a utilização de tornozeleiras eletrônicas”, argumentou.

O vice-governador ainda aproveitou para falar da necessidade do país em alterar as Leis de Execuções Penais. “A segurança pública se torna uma agenda nacional na busca por uma solução que aflige o cidadão brasileiro”, disse.

O presidente do Pacto, José Eliton, lançará, nesta sexta-feira (11), 10 medidas para um Brasil Mais Seguro, em que propõe alterações no Código de Processo Penal (CPP) e nas Leis de Execuções Penais (LEP), entre outras.