Jovem engasga no almoço e é salva por PM em shopping da 44
PM que também almoçava no local aplicou a manobra de heimlich
Uma jovem engasgou durante o almoço e foi salva por um policial militar (PM) em um shopping da região da Rua 44, em Goiânia. O caso aconteceu na tarde de terça-feira (24/9) quando agentes do Batalhão de Terminal também almoçavam na praça de alimentação no centro comercial. A situação foi registrada por câmeras de segurança.
Nas imagens, é possível ver a jovem, de 19 anos, que trabalha no shopping, sentada almoçando próxima aos policiais. Subitamente, ela engasga e pede ajuda a um homem que aparece sentado ao seu lado. No mesmo momento, ela levanta e segue em direção aos dois policiais.
Jovem engasgada foi salva por PM com manobra de Heimlich
Ao perceberem que a jovem estava engasgada, um deles realizou a manobra de Heimlich, técnica para desobstruir as vias respiratórias e ajudar a pessoa a expelir o objeto que está causando a asfixia. Minutos depois a jovem conseguiu expelir o alimento e retomou o fôlego.
Entenda como é feita a manobra que salvou a jovem
O engasgo é considerado uma emergência, e em casos graves, pode levar a pessoa à morte por asfixia, dificuldade para respirar, ou deixá-la inconsciente por um tempo. Por isso, é tão importante saber técnicas de primeiros socorros para casos de pessoa engasgada.
Para maiores de um ano, a manobra de Heimlich, consiste em compressões abaixo das costelas, com sentido para cima, abraçando a pessoa por trás até que o corpo estranho seja deslocado da via aérea para a boca e expelido.
No caso de menores de um ano, devem ser realizadas 5 batidas com a mão na região das costas, a criança com a cabeça virada para baixo, seguida de 5 compressões na frente até que o corpo estranho seja expelido ou a criança volte a responder e reagir.