Jovem que morreu a caminho de hospital em Goiás tinha sintomas de coronavírus
"Caso segue em investigação, inclusive com coleta de material que foi encaminhado para o Lacen-GO”
Um jovem de 27 anos que morreu em uma ambulância que viajava do interior para o Hospital de Campanha (HCamp), em Goiás. Ele apresentava em sua solicitação, conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO), “sinais e sintomas de Insuficiência Respiratória Aguda Grave (Miastenia grave), sendo enquadrado nos casos aceitos pela unidade”. Ainda não foi confirmado a contaminação pelo novo coronavírus.
A pasta não revelou a cidade de origem do rapaz, mas, diferente do que informado preliminarmente por uma fonte do Mais Goiás, o indivíduo não era de Itumbiara – cidade que já teve dois casos confirmados. Segundo informações do jornal O Popular, ele era Águas Lindas e foi internado na cidade de Goiás, antes de ir para o HCamp. Ambas as pastas informaram ao veículo de comunicação que ele não apresentava sintomas do novo coronavírus.
“A pessoa já chegou ao hospital sem vida e a causa da morte ainda não foi definida. O caso segue em investigação, inclusive com coleta de material que foi encaminhado para o Lacen-GO”, completou a nota.
O texto da SES-GO destacou, ainda, que o “HCamp, sob regulação estadual, é a unidade referência para o encaminhamento de casos da Covid-19 e outras Síndromes Respiratórias Agudas Grave (SRAG)”. Cabe ao médico regulador que recebe a solicitação avaliar se o pedido atende ou não aos critérios clínicos para encaminhamento ao hospital.
Confira a nota na íntegra da SES-GO
“A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informa que o Hospital de Campanha (HCamp), sob regulação estadual, é a unidade referência para o encaminhamento de casos da Covid-19 e outras Síndromes Respiratórias Agudas Grave (SRAG). O médico regulador recebe a solicitação via sistema de regulação estadual e avalia os critérios clínicos para encaminhamento dos pacientes para a unidade. Aquelas solicitações que não atendem aos critérios clínicos para encaminhamento ao HCamp são direcionadas, via regulação estadual, para unidades de saúde que atendam a real necessidade do paciente.
As solicitações de encaminhamento para o HCamp também são avaliadas por médicos infectologistas e intensivistas do hospital que, após análise da solicitação, orientam se o perfil do caso se enquadra no atendido pela a unidade.
O paciente em questão apresentava em sua solicitação, sinais e sintomas de Insuficiência Respiratória Aguda Grave, sendo enquadrado nos casos aceitos pela unidade. A pessoa já chegou ao hospital sem vida e a causa da morte ainda não foi definida. O caso segue em investigação, inclusive com coleta de material que foi encaminhado para o Lacen-GO.”
Casos em Goiás
Foram confirmados, nesta segunda-feira (30), 60 casos do novo coronavírus em Goiás, Além disso, há outros 1.626 pacientes com suspeita de contágio pela Covid-19. Os dois novos pacientes estão em Goiânia e Itumbiara, no Sul do Estado.
As confirmações foram registradas nos municípios de Goiânia (35), Rio Verde (7), Anápolis (4), Aparecida de Goiânia (2), Valparaíso de Goiás (2), Jataí (2), Itumbiara (2), Catalão (1), Silvânia (1), Luziânia (1, o óbito), Águas Lindas de Goiás (1), Goianésia (1) e Hidrolândia (1).
Até o momento, Goiás registrou um óbito em Luziânia, Entorno do DF, na semana passada. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO).
Em comparação com a segunda-feira (23) da semana passada, o número de casos confirmados em Goiás subiu 160%. Na ocasião eram 23 casos confirmados, contra os 60 registrados na manhã desta segunda. Goiânia e Rio Verde são as cidades do Estado com mais casos da doença.