Jovens goianos participam da 13ª Paralimpíadas Escolares, em SP
O evento, que acontecerá até o dia 22 deste mês, é o maior do mundo com atletas com deficiência em idade escolar
Ao todo, 70 jovens de 20 municípios goianos participam da 13ª Paralimpíadas Escolares Loterias Caixa desde a última terça-feira (19), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O evento, que acontece até o dia 22 deste mês, é o maior do mundo com atletas com deficiência em idade escolar.
Cerca de 1.200 alunos de todos os estados o se inscreveram para participar das Paralímpiadas. De acordo com o assistente do chefe da delegação de Goiás e também professor de educação física, José Aparecido, as seleções dos atletas entre 11 e 18 anos no estado foram realizadas através dos núcleos paraolímpicos localizados no interior do estado e também jogos estudantis de municípios. A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer com parceria da Secretaria de Educação do Estado de Goiás possibilitaram que os atletas participassem das competições esse ano.
Os jovens goianos estão praticando diversas modalidades esportivas durante a Paralimpíada. Entre elas estão atletismo paralímpico, tênis de mesa e futebol de cinco para cegos. A atleta Ana Beatriz Eustáquio, de 15 anos, é da equipe de vôlei sentado. “A sensação de participar é maravilhosa. Estou aqui com bons amigos e em um bom lugar para ficar e jogar. É sempre uma experiência boa”, conta.
A jovem, que mora em Itapaci, contou ao Mais Goiás algumas dificuldades em relação a ser uma atleta paralímpica. “Para mim as dificuldades são poucas. A maior delas é que, como moro no interior, não tem muitas pessoas para treinar nem um local ideal e a locomoção para Goiânia é cara”, afirmou.
Em outros anos, o estado de Goiás também esteve presente no evento. “Em 2017 sete atletas goianos compareceram e em 2018 foram 45”, disse Aparecido. Até o momento, os jovens atletas goianos ganharam duas medalhas de ouro no Judô e uma de prata no futebol de sete. No atletismo foram conquistadas seis de ouro, quatro de prata e uma de bronze. Na natação, uma medalha de prata e uma de bronze. Já no tênis de mesa foram sete.