Jovens goianos participam da 13ª Paralimpíadas Escolares, em SP
Ao todo, 70 jovens de 20 municípios goianos participam da 13ª Paralimpíadas Escolares Loterias Caixa desde…
Ao todo, 70 jovens de 20 municípios goianos participam da 13ª Paralimpíadas Escolares Loterias Caixa desde a última terça-feira (19), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O evento, que acontece até o dia 22 deste mês, é o maior do mundo com atletas com deficiência em idade escolar.
Cerca de 1.200 alunos de todos os estados o se inscreveram para participar das Paralímpiadas. De acordo com o assistente do chefe da delegação de Goiás e também professor de educação física, José Aparecido, as seleções dos atletas entre 11 e 18 anos no estado foram realizadas através dos núcleos paraolímpicos localizados no interior do estado e também jogos estudantis de municípios. A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer com parceria da Secretaria de Educação do Estado de Goiás possibilitaram que os atletas participassem das competições esse ano.
Os jovens goianos estão praticando diversas modalidades esportivas durante a Paralimpíada. Entre elas estão atletismo paralímpico, tênis de mesa e futebol de cinco para cegos. A atleta Ana Beatriz Eustáquio, de 15 anos, é da equipe de vôlei sentado. “A sensação de participar é maravilhosa. Estou aqui com bons amigos e em um bom lugar para ficar e jogar. É sempre uma experiência boa”, conta.
A jovem, que mora em Itapaci, contou ao Mais Goiás algumas dificuldades em relação a ser uma atleta paralímpica. “Para mim as dificuldades são poucas. A maior delas é que, como moro no interior, não tem muitas pessoas para treinar nem um local ideal e a locomoção para Goiânia é cara”, afirmou.
Em outros anos, o estado de Goiás também esteve presente no evento. “Em 2017 sete atletas goianos compareceram e em 2018 foram 45”, disse Aparecido. Até o momento, os jovens atletas goianos ganharam duas medalhas de ouro no Judô e uma de prata no futebol de sete. No atletismo foram conquistadas seis de ouro, quatro de prata e uma de bronze. Na natação, uma medalha de prata e uma de bronze. Já no tênis de mesa foram sete.