VENCEDOR

Jucimar de Sousa, do Mais Goiás, vence concurso de fotos da Assembleia Legislativa

Jucimar de Sousa, repórter fotográfico do Mais Goiás, conquistou o primeiro lugar no prêmio do…

Jucimar de Sousa, repórter fotográfico do Mais Goiás, conquistou o primeiro lugar no prêmio do Concurso Fotográfico Yocihar Maeda, promovido pela Assembleia Legislativa. A imagem retrata o ansioso retorno dos alunos à sala de aula depois de mais de um ano de pandemia e de sistema remoto. O fotógrafo do Mais Goiás classificou a sua obra como “Volta às aulas: entre a esperança e o medo” registrada no CMEI Mateus Barcelos Barretos.

“Eu me inspirei na minha própria história. Tenho uma filha com problemas respiratórios e com a volta às aulas preferimos manter ela no online. Foi e está sendo um desafio levá-la, ou não, para a escola. A insegurança ainda é muito grande”, afirma Jucimar. A foto ficará exposta na Assembleia entre os dias 15 e 19 de novembro, assim como os retratos produzidos pelos demais premiados no concurso.

Antes de entrar no mundo jornalístico, Jucimar fotografava eventos. “O período da pandemia me fez descobrir o fotojornalismo. Eu fotografava eventos, gestantes e casais. Com a chegada da pandemia tive que buscar outras áreas da fotografia e vi que o jornalismo não iria parar, apresentei meu portfolio e fui contratado. Hoje posso dizer convicto que o fotojornalismo é uma paixão”, explica.

Foto produzida por Jucimar de Sousa

Na categoria profissional, vencida por Jucimar, ficaram em segundo lugar Thais Freitas de Oliveira e em terceiro lugar Giovanna Gagno de Moraes. Na categoria amador, os vencedores foram Stefanny Alves de Oliveira (1º), Raphael Augusto Braz (2º) e Antônio Rafael Rosa Neto (3º). O prêmio para o primeiro colocado na categoria profissional é de R$ 2,5 mil.

Para quem sonha em viver de fotografia, Jucimar orienta “se preocupe em desenvolver um olhar fotográfico diferenciado antes mesmo de pensar em investir em equipamentos. Descubra qual ramo da fotografia mais te interessa, busque referencias e forme sua própria identidade e estilo. Uma boa foto se faz primeiro com os olhos e com o coração, depois você registra com a câmera”.