CONDENADOS

Justiça condena dois homens que tentaram resgatar preso em Caldas Novas

Crime aconteceu em 2018. Plano foi descoberto quando agentes penitenciários apreenderam o celular do detento que seria resgatado

(Foto: Divulgação)

A justiça condenou dois homens a mais de nove anos de prisão por tentarem resgatar um preso em Caldas Novas, a cerca de 170 km de Goiânia. Segundo consta nos autos, Marcelo Rodrigo Batista e Jarbas Luiz Pereira da Cunha planejavam se passar por policiais civis para realizar o resgate.

De acordo com informações da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) o crime aconteceu em 2018. Agentes penitenciários apreenderam o celular do reeducando Rodrigo Walerson de Oliveira. No aparelho, eles encontraram mensagens que detalhavam o plano. Ele iria fingir que passava mal para ser encaminhado à UPA da cidade, onde seria resgatado por Marcelo e Jarbas.

Diante disso, a polícia flagrou ambos foram em uma casa alugada. No local, foram encontrados um veículo roubado com placas falsas, duas armas de fogo, um giroflex e duas camisetas da Polícia Civil. No momento em que foram abordados, usaram documentos falsos para se identificarem. O objetivo deles era se passar por delegado e agente de polícia para realizarem o resgate.

A juíza responsável pelo caso, Placidina Pires, afirmou que as provas no processo não deixam dúvidas da autoria do crime. Embora a tentativa de resgate tenha sido frustrada durante a preparação, eles foram condenados pelos crimes de posse de arma de fogo, uso de documento falso, falsa identidade e uso de símbolos identificadores de órgão da administração pública.