Justiça interdita parcialmente lar para idosos no Setor Bueno, em Goiânia
Promotoria encontrou diversas irregularidades no Residencial Canaã; confira

Na última sexta-feira (4), a Justiça de Goiás determinou a interdição parcial de um lar para idosos no Setor Bueno, em Goiânia. O Residencial Canaã foi alvo de uma ação do Ministério Público de Goiás (MPGO), que apontou problemas graves na estrutura e na documentação da instituição. A decisão impede o local de receber novos moradores e obriga a colocação de uma placa avisando sobre a proibição. A casa também deve manter os cuidados com os idosos que já estão lá até que eles sejam transferidos para outras instituições ou reencontrados com suas famílias.
Além disso, a Justiça ordenou que o residencial ajude a equipe de assistência social da prefeitura no processo de transferência dos internos.
Já o Município de Goiânia terá que elaborar um plano de ação para ajudar nesse processo, identificando os familiares dos idosos e providenciando novos locais de acolhimento. Todos os envolvidos têm até 20 dias para cumprir a decisão. Por meio de nota, a prefeitura de Goiânia informou que ainda não foi notificada da decisão judicial.
A Promotoria encontrou diversas irregularidades no lar em Goiânia, como pisos quebrados, janelas sem manutenção, infiltrações, problemas nos dormitórios e ausência de documentos obrigatórios, como alvará de funcionamento, nome do responsável técnico, controle de pragas e plano de cuidados individualizados para os idosos.
O Ministério Público também pediu que a Vigilância Sanitária passe a fiscalizar com mais rigor as instituições desse tipo e, se necessário, feche os locais que não se adequarem.
- Polícia prende dona de abrigo particular de idosos no setor Bueno, em Goiânia; leia