Justiça manda Instagram reativar conta de professor universitário de Goiânia
A justiça goiana determinou que a empresa Facebook Serviços Online do Brasil Ltda. Reestabeleça o…
A justiça goiana determinou que a empresa Facebook Serviços Online do Brasil Ltda. Reestabeleça o perfil de um professor universitário no Instagram. O perfil havia sido bloqueado temporariamente sem aviso prévio e, de acordo com a decisão, impactou a atividade profissional do professor
De acordo com o processo, ele possui um perfil pessoal com mais de mil seguidores, onde compartilha informações acadêmicas e jurídicas. Em novembro do ano passado, o professor tentou acessar a sua conta e recebeu uma mensagem de que foi detectada uma atividade suspeita.
A mensagem dizia que era provável que a conta dele tenha sido comprometida por ele ter inserido sua senha em um site projetado para parecer exatamente como o Instagram. Este tipo de ataque é conhecido como “phishin”.
Entretanto, a defesa do professor alegou que sua senha não foi inserida em nenhum site e que ele não violou nenhum dos termos de uso. Os advogados alegaram também que ele fez diversos procedimentos para solicitar um código de autenticação e recuperar a sua conta, mas que não houve nenhuma ação por parte da empresa.
A juíza responsável pelo caos, Viviane Silva de Moraes Azevêdo, disse em sua decisão que o professor utiliza a sua rede social para o trabalho e que ele a rede era utilizada para seus serviços de mentoria acadêmica. Segundo ela, isso significa que há perigo de dano para ele caso o bloqueio não seja revertido.