GOIÂNIA

Kits com merenda começam a ser distribuídos a alunos da rede municipal

De acordo com a prefeitura, mais de 107 mil kits serão entregues conforme cronograma

Mais de 107 mil kits de merenda escolar começaram a ser distribuídos para alunos da rede municipal de ensino de Goiânia nesta sexta-feira (17). De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a entrega obedecerá cronograma e os familiares da criança serão avisados previamente de onde deverá ir para pegar o kit.

Ainda de acordo com a pasta, será dado um kit por criança. De início, serão priorizados os alunos que apresentam vulnerabilidade social. O levamento dessas informações deverá ser feito por cada escola e o volume de atendimento depende da quantidade estocada de alimentos na instituição. Os kits são produzidos a partir de orientações de nutricionistas da prefeitura; mas, a princípio, o cardápio deve incluir arroz, feijão, macarrão, óleo, sal, verduras e carne.

Os demais kits serão montados com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que serão depositados diretamente para a instituição. A aquisição dos produtos segue as regras determinadas pelo programa mas uma delas chama atenção: poderá ser feita cotação em comércios locais. Para isso, a operação será feita com o pessoal administrativo das escolas, com o apoio técnico da SME.

Quem estará envolvido na entrega receberá equipamento de proteção individual fornecidos pela escola. A SME destaca que o cronograma tem o intuito de evitar aglomeração. A família do aluno receberá um ligação da própria escola, onde será informado detalhes sobre o atendimento. Na data e horário marcado, apenas um familiar deverá comparecer ao local munido de documentos pessoais.

A distribuição das merendas foi possível após uma resolução emitida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em que regulamenta a aquisição e distribuição merenda durante o período de emergência. Outro aspecto que pesou na decisão foi que os alunos matriculados na Rede Municipal são, em sua totalidade, atendimentos pelo Pnae, de acordo com a Lei Lei nº 11.947, publicada no ano passado. No último dia 7 de abril, ela foi alterada e, por meio de uma resolução, ficou acertada que a universalização do programa com a utilização de recurso federal, no que diz respeito à merenda.