Laudo aponta pane no motor como causa da queda de avião, em São Felix de Xingu
Pane no motor. Esta foi a causa da queda do avião que resultou na morte…
Pane no motor. Esta foi a causa da queda do avião que resultou na morte quatro pessoas em São Felix do Xingu, na região Sudeste do Pará, em julho de 2018. A informação foi divulgada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) após o fim da investigação que apurava o motivo do acidente. Laudo da apuração foi publicado no site do órgão nesta quinta-feira (27).
O acidente ocorreu no dia 27 de julho do ano passado e vitimou o piloto da aeronave, Cristiano Rocha Reis, e os passageiros Victo Gabriel Tomaz, 10 anos, Evandro Geraldo Rocha Reis, 73, e José Gonçalves de Oliveira, 72, que tiveram os corpos carbonizados. O único sobrevivente foi o empresário Robson Cintra.
Segundo o laudo, o Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de Cristiano Reis estava vencido desde o dia 10 de agosto 2007. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) do avião Cessna Aircraft, de matrícula PP-MMR, estava suspenso por apresentar incompatibilidade no Registro Aeronáutico Brasileiro (RBA) da Agência Nacional de Avião Civil (ANAC) desde 31 de agosto de 2017. O documento aponta ainda que o proprietário/operador do avião que constava no RAB não estava atualizado.
Ainda conforme a investigação, uma ordem de apreensão, bloqueio e impedimento de voo para a matrícula do avião havia sido emitido pela Justiça Federal, no final de agosto de 2017. A habilitação de Avião Monomotor Terrestre também estava com prazo vendido desde 2007. A mesma documentação do copiloto, no entanto, não apresentou nenhuma irregularidade. Não foi possível levantar as horas totais de voo da aeronave, pois o diário de bordo e as cadernetas de célula, motor e hélice não foram encontrados.
Relembre o caso
Tráfico de drogas
A quadrilha tinha, segundo a política, quatro núcleos de serviços dentro da sua organização. O primeiro era o logístico, que cuidava da contratação de pilotos, as escolhas da aeronaves e abertura de pistas clandestinas para pousos e decolagens de aviões.