Lei pode proibir ciclistas de circularem em pistas de caminhada de Goiânia
O projeto de lei é de autoria de Sandes Júnior (PP) e além de bicicletas, proíbe o trânsito de skates, patins, rollers, hoverboards, patinetes elétricos
Projeto de Lei aprovado na Câmara Municipal pode proibir ciclistas de circularem em pistas de caminhada de Goiânia. Matéria segue para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos). Segundo o texto. Pessoas só devem transitar com esses veículos em ciclovias e ciclofaixas.
O projeto de lei é de autoria do líder do prefeito na Câmara, Sandes Júnior (PP). e além de bicicletas, proíbe o trânsito de skates, patins, rollers, hoverboards, patinetes elétricos ou todo equipamento de duas ou três rodas nas pistas de caminhada de Goiânia.
Segundo prevê a matéria, a circulação de ciclistas em pistas de caminhada são impedidos quer tenham ou não motor de propulsão. Caso seja descumprida, o cidadão pode levar advertência, multa, que pode dobrar em caso de reincidência.
Por que ciclistas são proibidos de circular em pistas de caminhada?
O autor do projeto argumenta que os adeptos deste tipo de modalidade estão crescendo em Goiânia. Com isso, também há aumento do número de acidentes. Principalmente pelo uso por ciclistas e adeptos de outras modalidades de locais próprios para a circulação de pedestres.
“Os acidentes e reclamações são notorórios, seja por meio de pessoas que nos procuram no gabinete, ou até pessoas que denunciam nas redes sociais”, aponta. “O projeto visa garantir e promover a segurança dos pedestres que circulam e realizam caminhadas nas pistas de Goiânia”, complementa.
Ciclovias e ciclofaixas em Goiânia
O projeto de lei aponta que ciclistas e usuários de skate, patins, rollers, hoverboards, patinetes elétricos devem usar somente ciclovias e ciclofaixas.
Veja onde encontrar ciclovias e ciclofaixas em Goiânia
Ciclovias
- Avenidas Universitária:Praça da Bíblia até a Praça Cívica (3 km);
- Av. T-63 (5 km);
- Av. Circular (1,4 km);
- Av. Assis Chateaubriand (2,6 km);
- Av. Couto Magalhães (450 m) e Av. dos Alpes (1,5 km)
- Parque Flamboyan (1,9km)
- Parque Leolídio di Ramos Caiado (1,8 km)
- Parque Macambira Anicuns (16,6 km)
Ciclofaixas
- Lago das Rosas;
- Parque Areião;
- Parque Vaca Brava;
- Jardim Botânico
(Fonte: Prefeitura de Goiânia)