CORONAVÍRUS

Trindade adota lei seca a partir de 23h e manda bares fechar até meia-noite

O prefeito de Trindade, Marden Júnior (Patriota), assinou um decreto que impõe medidas de restrição…

O prefeito de Trindade, Marden Júnior (Patriota), assinou um decreto que impõe medidas de restrição para conter o avanço do coronavírus ainda mais duras do que o decreto do governador Ronaldo Caiado (DEM) que estabeleceu lei seca a partir das 22h. Em Trindade, a partir de agora, está proibida a venda de bebidas alcoólicas a partir das 23h e todos os bares, restaurantes e estabelecimentos similares devem fechar as portas até a meia-noite.

O decreto da cidade foi publicado na última quarta-feira (27). A regra vale também para os finais de semana e feriados. Continua proibida a realização de show ao vivo nos bares e restaurantes, além de festas e eventos do gênero.

O decreto também estabelece normas para o funcionamento dos vários pesque-pague e clubes da região. A ocupação máxima destes local não pode ultrapassar 60% da capacidade máxima. Exige-se também só quatro clientes por mesa e o horário de atividades se restringirá ao período entre 8h e 18h.

As demais regras que estavam em vigor na cidade continuam a valer, tais como: exigência de alvará de Vigilância Sanitária com a data deste ano (caso já tenha sido solicitada, apresentar o número do protocolo); verificação de temperatura na entrada dos estabelecimentos; borrifação obrigatória de álcool 70% na mão dos clientes na entrada dos recintos; disponibilização de álcool nas mesas; e higienização constante de todas as superfícies do local, inclusive mesas e cadeiras.

O decreto ainda exige que se ofereçam luvas plásticas descartáveis aos clientes de restaurantes  self-service; que se utilizem copos descartáveis; que proprietários, funcionários e clientes não sentados à mesa utilizem máscara o tempo todo; que a lotação não ultrapasse 60% da capacidade máxima; que haja distanciamento de dois metros entre as mesas nas áreas interna e externa; e que cada mesa não tenha mais do que quatro pessoas.

Fiscalização

O prefeito afirma que a decisão foi discutida com a sociedade e que todos estão cientes do que está no decreto.  “Nos fizemos um diagnostico através da nossa fiscalização para saber da realidade de cada estabelecimento. Também levamos em consideração a nossa situação epidemiológica no município”, explica.

A fiscalização que ocorreu entre sexta a domingo passado, e que ajudou na confecção do decreto, terminou com 33 estabelecimentos autuados. “Esses lugares eram onde estavam as maiores denúncias de aglomerações. A fiscalização contou e contará com a ajuda da Polícia Militar e a nossa previsão é fiscalizar 1 mil estabelecimento na região entre bares, restaurantes, lanchonetes”, conta.

Trindade conta com 4.591 casos confirmados, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES). A cidade conta com dez leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) e quatro estão ocupados. Ou seja, 40%. Já os leitos clínicos estão com 8% de ocupação. “Nós vamos investir em uma campanha de conscientização em toda a cidade, com uso de outdoor, mídia móvel e outros meios. Houve uma boa recepção da população e melhor dá um passo atrás nesse momento do que ter que regredir ainda mais lá na frente com algo que poderíamos ter evitado”, finaliza.