PREGÃO

Licitação de ônibus elétricos para o Eixo Anhanguera não atrai interessados

Novo edital será publicado em breve, diz governo de Goiás

Governo de Goiás vai mudar contrato com operadoras de transporte por ônibus elétricos
Governo de Goiás vai mudar contrato com operadoras de transporte por ônibus elétricos (Foto: Governo de Goiás)

Nenhuma empresa se interessou pelo processo licitatório para a locação de 114 ônibus elétricos pela Metrobus para atender o Eixo Anhanguera. O Pregão Eletrônico 045/2022 ocorreu nesta segunda-feira (27) e tinha por objetivo renovar a frota e troca pelo modelo elétrico com custo de R$ 1.542.576.052,16.

Outros pontos do processo licitatório previam a infraestrutura para os ônibus por 16 anos, bem como a manutenção dos veículos e dos equipamentos. Os carros “rodariam pelo Eixo Anhanguera em suas extensões que incluem, além da capital, Goianira, Senador Canedo e Trindade.

Vale lembrar, a Enel X fez questionamentos e ajuizou na Justiça o cancelamento do trâmite, o que foi negado pela Justiça no domingo (26). A própria empresa confirmou, em nota: “A Enel X enviou solicitações de esclarecimento e sugestões técnicas para o processo de licitação de ônibus elétricos para o Estado de Goiás. Com base na legislação, a companhia solicitou mais prazo para apresentação das propostas de todos os candidatos, em função das recentes alterações realizadas no edital.”

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil), por sua vez, acusou a companhia de tentar “melar” o processo. “Quase destruiu o sistema de energia do Estado e agora está querendo impedir e prejudicar as melhorias no transporte coletivo de Goiânia, num gesto de retaliação pela saída de Goiás”, declarou o governador”, declarou o gestor.

O Mais Goiás procurou a Metrobus para comentar a situação, mas mesma indicou a Secretaria-Geral de Governo de Goiás (SGG). A pasta disse que um novo edital seria publicado em breve.