PREGÃO

Licitação de ônibus elétricos para o Eixo Anhanguera não atrai interessados

Novo edital será publicado em breve, diz governo de Goiás

Nenhuma empresa se interessou pelo processo licitatório para a locação de 114 ônibus elétricos pela Metrobus para atender o Eixo Anhanguera. O Pregão Eletrônico 045/2022 ocorreu nesta segunda-feira (27) e tinha por objetivo renovar a frota e troca pelo modelo elétrico com custo de R$ 1.542.576.052,16.

Outros pontos do processo licitatório previam a infraestrutura para os ônibus por 16 anos, bem como a manutenção dos veículos e dos equipamentos. Os carros “rodariam pelo Eixo Anhanguera em suas extensões que incluem, além da capital, Goianira, Senador Canedo e Trindade.

Vale lembrar, a Enel X fez questionamentos e ajuizou na Justiça o cancelamento do trâmite, o que foi negado pela Justiça no domingo (26). A própria empresa confirmou, em nota: “A Enel X enviou solicitações de esclarecimento e sugestões técnicas para o processo de licitação de ônibus elétricos para o Estado de Goiás. Com base na legislação, a companhia solicitou mais prazo para apresentação das propostas de todos os candidatos, em função das recentes alterações realizadas no edital.”

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil), por sua vez, acusou a companhia de tentar “melar” o processo. “Quase destruiu o sistema de energia do Estado e agora está querendo impedir e prejudicar as melhorias no transporte coletivo de Goiânia, num gesto de retaliação pela saída de Goiás”, declarou o governador”, declarou o gestor.

O Mais Goiás procurou a Metrobus para comentar a situação, mas mesma indicou a Secretaria-Geral de Governo de Goiás (SGG). A pasta disse que um novo edital seria publicado em breve.