Lissauer assume presidência da Assembleia por mais dois anos
Eleição da Mesa Diretora empossada nesta segunda aconteceu em outubro de 2019
O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB), foi reconduzido ao cargo nesta tarde de segunda-feira (1º). A solenidade oficializa o resultado de um eleição que aconteceu em outubro de 2019. Segundo o governador Ronaldo Caiado (DEM), que participou do evento, Lissauer foi reeleito porque é competente.
A justificativa para a mudança na data da eleição da Mesa Diretora da Casa para os próximos dois anos foi as eleições municipais de 2020. À época, houve apenas uma chapa, além da candidatura avulsa de Álvaro Guimarães (DEM) para a posição de primeiro secretário.
A solenidade contou com a presença do governador Ronaldo Caiado (DEM), do vice Lincoln Tejota (Cidadania), do prefeito de Goiânia Rogério Cruz (Republicanos), do presidente da Câmara da capital, Romario Policarpo (Patriota), além de outras autoridades. O desembargador Carlos Alberto França, presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), também esteve presente.
A posse ocorreu às 15h27 de segunda. O presidente Lissauer, em seu discurso, empossou os demais.
Outros nomes da mesa
Os três vice-presidente da Assembleia que tomaram posse nesta segunda foram: Henrique Arantes (MDB), Cairo Salim (Pros) e Major Araújo (PSL). Na primeira secretaria, Álvaro Guimarães, em candidatura avulsa (que foi integrada a chapa, posteriormente), foi eleito após a renúncia de Claudio Meirelles (PTC).
Já os demais parlamentares que assumiram são o 2º secretário, Júlio Pina (PRTB); 3º secretário, Sebastião Caroço (PSDB); e 4º secretário, Iso Moreira (DEM). Os eleitos ficam na função até o fim de 2022.
Governador
Caiado também discursou. “Lissauer foi conduzido por sua competência”, elogiou.
“De dois em dois anos, o dia primeiro de fevereiro é marcado pela continuidade ou renovação da presidência da Assembleia. Momento de fazer reflexão. Então, quero dizer que o Estado conseguiu avançar, sendo referência nacional, no momento em que passou a construir uma gestão conjunta. Jamais interferi em qualquer poder”, prosseguiu.
Intervenção do governo
Em 2019, a oposição acusou o governo estadual de intervir na eleição da mesa. Gustavo Sebba (PSDB) contou, à época, que o governador Ronaldo Caiado (DEM) teria ligado dez minutos antes da sessão para o líder do governo, Bruno Peixoto (MDB), e pedido que fosse colocado o nome de Álvaro Guimarães (DEM) como candidato à primeira secretaria, no lugar de Cláudio Meirelles – crítico de Caiado.
Veja como ficou a Mesa Diretora para o próximo biênio:
Composição 2021-2023
Presidente: Lissauer Vieira (PSB)
1° vice-presidente: Henrique Arantes (MDB)
2° vice-presidente: Cairo Salim (Pros)
3° vice-presidente: Major Araujo (PSL)
1º Secretário: Álvaro Guimarães (DEM).
2º Secretário: Júlio Pina (PRTB)
3º Secretário: Sebastião Caroço (PSDB)
4º Secretário: Iso Moreira (DEM)