“Lixo Zero”: movimento recolhe 28 mil quilos de lixo reciclável em Goiânia
Acontece neste sábado (18) na Praça Universitária, em Goiânia, o encerramento do evento Goiânia Lixo…
Acontece neste sábado (18) na Praça Universitária, em Goiânia, o encerramento do evento Goiânia Lixo Zero, fruto de uma parceria entre a prefeitura, o Estado de Goiás e entidades focadas em ações de sustentabilidade. O evento começou em 14 de agosto e já recolheu 28 mil quilos de lixo reciclável em um ponto fixo de coleta. Amanhã, além do recolhimento de material reciclável, haverá doação de mudas, recolhimento de óleo e até troca de lâmpadas.
O evento acontece por uma parceria entre o Instituto Lixo Zero e o Coletivo Ideias Urbanas, com apoio da Prefeitura de Goiânia e do Estado de Goiás, além da sociedade civil. A cada sábado desde o dia 14 do mês passado, uma espécie de drive-thru de coleta foi fixado na Praça Universitária, onde as pessoas puderam ir para deixar seu lixo reciclável.
Ao Mais Goiás, o bioarquiteto e embaixador do Instituto Lixo Zero, Filemon Tiago, relata que o intuito da ação vai além de recolher material reciclável. Segundo ele, a proposta é educar a população ambientalmente, chamando atenção para a importância de ações sustentáveis. “A gente está aí, voluntariamente, unindo forças com o poder público e privado e a sociedade civil organizada, para atender e impactar a população”, diz.
Filemon conta que, até o momento, cerca 28 toneladas de lixo reciclável foram recolhidas e direcionadas a uma cooperativa parceira, a Cooper Rama. O material vai desde eletrónicos até os mais comuns, como papelão, plástico e papel branco. Além disso, conforme o embaixador, 450 litros de óleo que seriam descartados de forma inadequada foram recolhidos pela Saneago, quatro mil lâmpadas foram trocadas pelo Ecoenel e cerca de 200 mudas – entre nativas do cerrado e hortaliças – foram doadas.
Prefeito de Goiânia marcará presença em encerramento de evento para coleta de lixo reciclável
O encerramento do drive-thru Goiânia Lixo Zero acontece amanhã, das 9h às 15h, com a presenção do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) e do presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma). A conclusão do evento ocorre numa data simbólica: 18 de setembro, Dia Mundial da Limpeza, dia em que ações do tipo são realizadas no mundo inteiro.
De acordo com Filemon, as pessoas poderão ir ao local para deixar seu lixo reciclável e trocar lâmpadas incandescente por de led (até 10 lâmpadas por conta de luz). Além disso, haverá distribuição de mudas de árvores, hortaliças e composto orgânico.