Lobo-guará resgatado na porta de residência em Jataí é solto no Parque das Emas
Animal foi resgatado enquanto dormia na porta da casa de um morador de Jataí
O lobo-guará que foi resgatado enquanto estava deitado em frente a uma residência de Jataí foi solto no Parque Nacional das Emas na quinta-feira (7). O resgate foi realizado pelo Corpo de Bombeiros no último dia 5 de julho. O animal passou por uma avaliação de veterinários da Secretária do Meio Ambiente, que identificou que ele estava apto para viver no parque.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a guarnição foi acionada por volta das 8h30 por um morador do Setor Samuel Graham, que informou haver um lobo-guará deitado na porta de sua casa. Ao chegarem no local, os bombeiros resgataram o animal, que não apresentou residência ao ser capturado.
Uma moradora da região contou que o animal dormia tranquilamente antes da chegada da guarnição. Além disso, o classificou como “lindo e mansinho”.
Os veterinários explicaram que as aparições em áreas urbanas são resultado da redução da área ambiental onde a espécie vive. Essa redução faz com que o lobo-guará migre em busca de alimentos ou de um local tranquilo, já que ele possui hábitos solitários e costuma se encontrar com outros lobos apenas em época de acasalamento.
O lobo-guará é um dos animais símbolos do Cerrado e se alimenta de pequenos roedores, tatus, aves e répteis além de frutas, em especial o fruto da lobeira, que é uma árvore nativa do Cerrado.