ESPÉCIE VULNERÁVEL

Lobos-guará do Zoo de Goiânia ganham novo espaço

Três machos e uma fêmea vivem no local

Os quatro lobos-guará que vivem no Zoológico de Goiânia estão de casa nova. Isto, porque a prefeitura, por meio da Agência Municipal de Turismo Eventos e Lazer (Agetul), preparou um novo recinto para os animais, que conta com dois espaços. O intuito é melhorar o conforto dos espécimes.

Os três machos e a fêmea de lobo-guará contarão com ponto de fuga, barreiras visuais, cabeamentos e adaptações no novo local. De acordo com o presidente da Agetul, Valdery Júnior, o processo de transferência dos animais já ocorre.

“Por este motivo, [eles] estão divididos entre o antigo e o novo [espaço]. Esse ajustamento acontece gradativamente, respeitando o tempo de cada animal”, explica. Segundo ele, o novo local é maior que o antigo. Este, inclusive, possui fenos e pontos para os animais se abrigarem, caso não queiram ser vistos.

Em relação a mudança, a Agetul explica que a espécie vive só ou em pares, quando estão nos períodos reprodutivos. Uma vez que o grupo cresceu, era necessário um lugar maior para evitar brigas, já que eles são territoriais.

Destaca-se, o lobo-guará é uma espécie em situação vulnerável para extinção. Desta forma, o biólogo do parque, Diogo Amaral, diz que toda a equipe do zoo se esforça para garantir qualidade de vida e bem-estar dos lobos.