Louvor a Nossa Senhora Aparecida em Trindade passa por adaptações este ano
Dia 12 é o Dia das Crianças, mas é mais que isso: é o feriado…
Dia 12 é o Dia das Crianças, mas é mais que isso: é o feriado nacional da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Trindade, cidade da fé em Goiás, tradicionalmente realiza o trido (três dias de celebrações – de 9 a 11) e a entrega de presentes para crianças carentes. Este ano, contudo, o louvor continua, mas com adaptações – a celebração será do lado de fora da capela –, por causa da pandemia do novo coronavírus. As lembrancinhas, infelizmente, foram canceladas.
Responsável pela coordenação do evento, padre Jefferson Nunes explica que celebração ocorre em dois locais: na matriz, no centro; e na comunidade de Nossa Senhora na Vila Redenção. De 9 a 11, as celebrações acontecem às 19h na igreja antiga, no centro. Na comunidade, às 19h30.
Já em 12 de outubro, as missas serão Às 7h e 19h, na matriz; e às 8h, 10h e 16h30, na comunidade. “Depois haverá carreata pelos bairros de Trindade em louvor a Nossa Senhora Aparecida”, destaca.
Sobre a distribuição de presentes que é feita por grupos de jovens da igreja, o religioso lamenta. Porém, ele afirma que já é pensada uma atividade para compensar.
Agendamento
Para participar do evento é preciso agendar pelo Santuário da matriz, registrando o nome – há limite de 50 pessoas por celebração na Vila Redenção e 300 no centro. O padre lembra, ainda, que já pediu apoio à prefeitura para não gerar aglomeração em frente as igrejas.
Segundo o ele, a orientação é que não leve criança ou idosos do grupo de risco, mas não há proibição. “É um povo de fé e não podemos tirar algo próprio deles. Se há todo o cuidado, se segue as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Arquidiocese, não há motivo para não ir ao evento”, ressalta.
Apesar de fora da pandemia o louvor movimentar toda a cidade, Jefferson acredita que o evento será muito positivo, mesmo em menor proporção. “O conselho da comunidade está muito entusiasmado.”
As celebrações não serão transmitidas. Vale lembra que, em junho, foi cancelada a tradicional festa do Divino Pai Eterno, na cidade, por causa da Covid-19.