COVID-19

Luziânia começa a vacinar idosos com 60 anos, à frente dos municípios do entorno do DF

Vacinação avança bem no município, mas taxa de internação segue alta

Vacinação contra covid-19 em posto de drive-thru (Foto: Prefeitura de Luziânia)

A prefeitura de Luziânia começou a convocar idosos com idade a partir dos 60 anos para se vacinar contra a covid-19. O município é o primeiro da região do entorno do Distrito Federal a alcançar essa faixa etária. 

“Nunca foi o objetivo ser o primeiro município do entorno e um dos primeiros do estado a vacinar o grupo prioritário dos idosos. Mas já que chegamos até aqui, não custa nada comemorar e agradecer”, disse o prefeito Diego Sorgatto (DEM) nas redes sociais. 

A Secretaria Municipal de Saúde, Marcelle Melo, afirma a prefeitura ampliou os postos de vacinação para atender a demanda de forma mais organizada possível. São três pontos de drive-thru, quatro pontos fixos de imunização de pedestres e duas unidades volantes. 

Marcelle afirma que a ocupação de leitos destinados a pacientes com covid-19 em Luziânia voltou a crescer, depois de um período de estabilidade, mas que o avanço da vacinação entre idosos fez com que o perfil médio dos pacientes internados mudasse para pessoas mais jovens. 

De acordo com a secretária, a unidade municipal de saúde que fica no Jardim Ingá (onde há leitos com respiradores, mas não UTIs) passou o dia de hoje com a ocupação máxima. No Hospital Regional, principal ponto de apoio aos pacientes com covid-19 em Luziânia, a situação também preocupa.