ELEIÇÕES

Mabel já mapeou vagas para acabar com 70% da fila na educação de Goiânia

Mabel afirma que, antes mesmo da eleição, já começou a buscar solução para déficit de vagas na Educação de Goiânia

Para acabar com o déficit de vagas na rede municipal de Educação em Goiânia, que pode chegar a 10 mil, o candidato a prefeito Sandro Mabel (União Brasil) abriu diálogo com entidades filantrópicas e instituições de ensino antes mesmo da eleição para propor a assinatura de convênios. Nesta segunda-feira (23), ele disse já ter mapeado pelo menos 7,1 mil vagas.

“Enquanto muitos apenas falam, nós agimos. Já temos cadastradas milhares de vagas para atender as mães de nossa cidade”, afirma Mabel. O candidato garante que vai acabar com a fila de alunos sem vagas nos primeiros 100 dias de mandato.

“Não dormimos no ponto. Temos uma equipe dedicada que está percorrendo cada região de Goiânia para construir esse levantamento. Por meio de um trabalho responsável, vamos assegurar um atendimento de qualidade social, com garantia e respeito aos direitos das crianças”, diz Mabel.

O candidato do União Brasil prometeu ainda ampliar a estrutura da rede sem perder a qualidade do ensino. “Com profissionais qualificados, vamos propiciar a mesma formação na rede conveniada para os novos alunos. Precisamos atender essas crianças e garantir seus direitos sociais. Muitas nasceram e cresceram sem ter essa oportunidade. Não podemos mais permitir que isso aconteça”.

Além dos convênios, o candidato promete construir 32 novos centros municipais de educação infantil ao longo do mandato, se for eleito. “A educação infantil passou a ser competência do município em 2004. Desde então, a abertura de novas vagas nos CMEIs tem sido uma demanda crescente que requer ações contínuas e muito compromisso público”.

Mabel propõe ainda criar o programa de atenção materna para cuidar da saúde da gestante e do bebê até um ano de vida; fortalecer a prevenção de violência contra crianças; oferecer suporte para pais sobre práticas educativas e de cuidado, bem como instituir o Plano Municipal para a Primeira Infância e Maternidade.