Macaco faz ‘passeio’ e visita loja de brinquedos em Goiânia; vídeo
Animal é da espécie Guariba e provavelmente viva na região do Lago das Rosas
Um macaco da espécie Guariba foi flagrado em uma loja de brinquedos na Avenida Castelo Branco, em Goiânia, nesta segunda-feira (22/07). Relatos de cidadãos feitos à Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) também reforçam que o animal foi visto durante ‘passeio’ na Avenida T-7.
Segundo informações de funcionários do mencionado estabelecimento, o animal entrou pelo portão da loja por volta das 12h e permaneceu por lá. “Ele parecia estar bem e não causou nenhum dano”, afirma a gerente da loja, Nicolle Figueiredo.
Macaco Guariba costuma voltar sozinho pra casa
Cerca de 30 minutos depois ele subiu em um coqueiro e foi embora. Uma cliente que estava fazendo compras ligou para o Corpo de Bombeiros e foi orientada a ligar para o zoológico. A mulher foi informada de que o macaco geralmente volta sozinho, mas desde então, ele não voltou.
Por meio de nota, a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) informou que, após o ocorrido, destinou uma equipe da Fauna para realizar buscas nas mediações da Avenida T-7, onde havia relatos da presença de um macaco da espécie Guariba, de vida livre.
O macho é adulto, saudável e provavelmente vive Parque Lago das Rosas, onde a presença da espécie é comum. A AMMA orienta que, nesses casos, os moradores não devem alimentar o animal, permitindo que ele volte ao seu habitat natural, que oferece alimento e é monitorado.
Trata-se de um animal que tem o hábito de andar pelos muros e árvores. Riscos riscos de atropelamento são mínimos.
O que fazer ao se deparar com um animal silvestre?
A AMMA ainda informou que resgates desse tipo são realizados pela Agência em horário comercial, de segunda a sexta-feira, após registros no telefone 161 ou (62) 3524-1422, da Gerência de Proteção e Manejo de Fauna.
Em Goiânia, os resgates de animais silvestres também são realizados todos os dias pelo Corpo de Bombeiros, que pode ser acionado pelo telefone 193.