Macaco morto é encontrado próximo a condomínio de Goiânia
Animal foi recolhido pelo Centro de Zoonoses e vai ser submetido a exames
Um macaco, de espécie ainda não identificada, foi encontrado morto debaixo de uma árvore próximo a um condomínio fechado, em Goiânia, na manhã desta terça-feira (2). O animal foi encontrado sem vida por pessoas que passavam pelo local.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que membros da Diretoria de Vigilância em Zoonoses estiveram no local buscando o macaco durante a tarde de hoje. O cadáver do animal foi encontrado e recolhido pela equipe.
Segundo a SMS, um exame cadavérico será realizado nesta quarta-feira (3) para coleta de vísceras e encaminhamento do material para laboratório de referência. O órgão reforçou que a hipótese de doenças que acometem estes animais, como malária e febre amarela, só podem ser descartadas após o exame.
Só no primeiro semestre do ano passado foram mais de dez cadáveres avaliados pela secretaria. A SMS informou que o trabalho de vigilância busca analisar todos os casos de óbito de macacos em zona urbana.
Em casos macacos mortos, seja encontrados em zonas urbanas ou em matas, o Centro de Zoonoses deve ser contactado. O cidadão pode em contato com o órgão por meio dos seguintes telefones: 3524-3131 ou 3524-3125.