Contratos

Mãe denuncia que CMEI não funciona em tempo integral por falta de funcionários

Unidade que deveria funcionar em tempo integral dispensa alunos após o almoço

Uma mãe denunciou que Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) – o qual deveria funcionar em tempo integral -, funciona apenas no período matutino, em Goiânia. De acordo com o relato, a unidade, que fica no setor Orienteville, está com os contratos de funcionários vencidos.

A mãe, cuja identidade não será revelada, afirmou que o filho está fica na unidade de ensino apenas das 7h às 11h da manhã. Depois desse período, as crianças são dispensadas.

Uma fonte ligada à prefeitura confirmou o caso e disse que a maioria dos alunos está sendo liberada às 14h. Por conta disso, alguns pais estão deixando de levar os filhos para o CMEI.

Falta de funcionários afeta funcionamento de CMEI em Goiânia

“Os pais estão reclamando bastante, alguns não estão trazendo por não poder buscar no horário indicado”, sublinhou.

“Eu pelo menos tenho como me virar, mas e aqueles responsáveis que não tem uma rede de apoio?”, questionou a mãe.

O portal pediu uma nota para a Secretaria Municipal de Educação (SME) sobre a denúncia e recebeu a seguinte manifestação:

A Secretaria Municipal de Educação (SME) informa que aguarda decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sobre a questão da substituição de profissionais por afastamentos legais, em virtude da legislação eleitoral.

A pasta informa ainda que, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Oriente Ville está em funcionamento com horário mínimo para atendimento integral previsto em lei, que até 14h.

Há um processo seletivo simplificado vigente para atender os casos de afastamentos temporários. Em 2024, uma nota técnica eleitoral veda contratos temporários e essa mesma legislação diz que serviços essenciais não podem ser afetados.

A SME aguarda um parecer favorável do TRE.

Secretaria Municipal de Educação

Texto: Vinícius Silva, especial para o Mais Goiás