DOAÇÃO

Mãe pede doações de sangue para bebê de um mês que enfrenta anemia

Patrícia Rodrigues, de 22 anos, mãe do pequeno Pablo Miguel Rodrigues Borges (de apenas um…

Patrícia Rodrigues, de 22 anos, mãe do pequeno Pablo Miguel Rodrigues Borges (de apenas um mês de vida), lançou uma campanha que visa a recrutar doadores de sangue para o filho, que sofre de anemia profunda. A família é de Crixás, mas foi encaminhada para Goiânia, onde a criança está internada e se alimenta por meio de sonda.

Bebê apresentava inchaços na barriga e vômitos constantes

A mãe procurou atendimento médico no Hospital Municipal de Crixás após o filho apresentar inchaços na barriga e vômitos constantes. Os profissionais de saúde de Crixás encaminharam Pablo Miguel para o Hospital da Criança, em Goiânia, onde o bebê realizou diversos exames.

“Chagando aqui (Hospital da Criança), fizemos exames e eu descobrimos que meu filho tem anemia profunda. A médica me disse que ele precisa de doadores de sangue. Não é fácil achar veia no corpinho dele, ele é muito novinho, tem um mês e uma semana só. Precisou fazer um pique no pescoço dele para conseguir colocar o soro”, relata Patrícia.

Mãe pede ajuda para conseguir doação de sangue para bebê de um mês com anemia forte (Foto: Arquivo Pessoal)

Além de anemia, os exames constataram que Pablo Miguel tem sopro no coração, mas o tipo de sopro ainda não foi identificado. Novos exames serão feitos para descobrir. Mãe e filho estão no hospital há uma semana. Nesse tempo, o recém-nascido apresentou sintomas de Covid-19, mas testou negativo para o vírus.

Bebê com anemia se alimenta através de sonda nasogástrica

Patrícia afirma que o filho precisa usar sonda nasogástrica, que é colocada do nariz até o estomago e permite manter a alimentação e a administração de medicamentos em quem não consegue engolir ou se alimentar normalmente. “Ele está usando sonda no nariz para conseguir se alimentar. O pulmãozinho dele fica chiando muito e a respiração fica forte demais”.

Bebê se alimenta através de sonda (Foto: Arquivo Pessoal)

A avó paterna do bebê foi ao hospital e realizou uma doação. Porém, Pablo irá precisar de mais doações de sangue devido a fraqueza a qual se encontra. “O tipo sanguíneo dele é O positivo, mas pode ser qualquer tipo de sangue para ajudar ele”, explica a mãe.

Como doar sangue

A doação pode ser feita no Instituto Goiano de Oncologia e Hematologia (INGOH), na avenida 87, setor Sul. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 7h às 13h e aos sábados das 8h às 12h. O agendamento da doação é deito pelo número (62) 99678-6888 em nome de Pablo Miguel Rodrigues Borges.

Leia também no Mais Goiás

Criança atacada por tubarão em Fernando de Noronha teve perna amputada

Mãe ‘vende’ a filha de quatro anos para estupradores e é presa

Criança de 5 anos morre de Covid-19 em Santa Helena de Goiás

*Jeice Oliveira compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Hugo Oliveira