Mães serão as mais presenteadas neste Natal, segundo pesquisa em Goiânia
Mães e madrastas foram apontadas como as figuras mais lembradas na hora dos presentes, com 21%.
Pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Goiânia projeta que 82% dos consumidores locais pretendem presentear no Natal. O número corresponde a quase 1 milhão de pessoas. Mães e madrastas foram apontadas como as figuras mais lembradas na hora dos presentes, com 21%.
Conforme a sondagem, cônjuges aparecem na sequência, com 18%, seguidos por filhos ou enteados (13%), irmãos (10%), sobrinhos ou afilhados (10%), pais ou padrastos (8%), namorados (8%) e avós (4%).
Em média, os consumidores pretendem oferecer cinco presentes, com ticket médio de R$ 80,00 cada, totalizando uma movimentação de quase R$ 500 milhões no comércio de Goiânia.
“O Natal é a comemoração mais importante no calendário do comércio. Como o brasileiro tem a tradição de encontrar amigos e familiares e oferecer presentes a um maior número de pessoas, a data oferece grandes oportunidades para o lojista e também para o consumidor, que pode aproveitar a época para ir em busca de promoções e boas negociações”, aponta o presidente da CDL Goiânia, Geovar Pereira.
Quase a metade (43%) dos participantes do levantamento informaram que, na comparação com o Natal do ano passado, investirão o mesmo valor. Já 25% vão gastar menos, 16% mais e 4% ainda não sabem.
Já o percentual de goianienses que afirmou não ir às compras (18%) indicou a falta de condições financeiras como o principal motivo para não oferecer presentes.
Entre os itens mais lembrados para presentear estão: roupas (34%), perfumes ou cosméticos (19%), calçados (18%), brinquedos (14%), relógios, joias ou acessórios (7%), eletroeletrônicos (4%), chocolates, serviços, bebidas, lembrancinhas e móveis (1%).