Parque Nacional

Mais de 18 mil hectares da Chapada dos Veadeiros já foram destruídos pelo fogo

Valor corresponde a 18 mil campos de futebol e a 7,8% de toda área do Parque

O incêndio que atingiu o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros no dia 10 de outubro já consumiu mais de 18 mil hectares (equivalente a 18 mil campos de futebol) dentro da área de preservação ambiental, valor correspondente a 7,8% de toda extensão do local. As informações são do chefe do parque Fernando Tatagiba.

Fernando explicou que um novo foco de incêndio encontrado há dois dias evoluiu, chegando ao limite da área de preservação com a cidade de Alto Paraíso, mas que nesta segunda-feira (16), o fogo já foi controlado por funcionários do Ibama e voluntários da região.

Alguns atrativos turísticos do parque como a Cachoeira do Abismo, parte das trilhas e do mirante, foram atingidos. “O incêndio foi controlado e deve ser declarado extinto no fim da tarde de hoje”, afirmou o chefe do parque.

Assim que as chamas forem extintas, a direção vai reavaliar a situação e estabelecer uma data para a reabertura do parque, que continua fechado. O chefe esclareceu que a investigação acerca das causas do incêndio e da reconstrução só podem ser iniciadas quando não existir mais risco de fogo.

Apesar dos múltiplos focos e da dificuldade no combate, Fernando explica que a situação está sob controle. Esse é o primeiro incêndio após a ampliação do parque, que aconteceu em junho deste ano.

O Corpo de Bombeiros retirou a equipe que estava encarregada do combate às chamas e informou que o controle do fogo está a cargo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Ibama.

 

Amanda Sales é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo.