Mais de 20 mil pessoas participaram da Procissão do Fogaréu em Goiás, diz secretário de Turismo
Público geral na Semana Santa no município deve variar entre 40 e 60 mil.
Mais de 20 mil pessoas participaram da tradicional Procissão do Fogaréu, na cidade de Goiás, no final da noite de quarta-feira (5) e madrugada desta quinta (6). O número foi informado à reportagem pelo secretário de Turismo, Rodrigo Borges, com base em dados repassados pela Polícia Militar. Público geral na Semana Santa no município deve variar entre 40 e 60 mil. Expectativa é de que R$ 2,5 milhões sejam injetados na economia local.
A Procissão, que ocorre desde 1745, teve início às 23h59 de quarta-feira em frente ao Museu de Arte Sacra da Boa Morte. Depois, passou por ruas e becos da cidade e chegou na Igreja do Rosário, que representa o local da Última Ceia.
A tradicional celebração religiosa representa a perseguição de Jesus Cristo pelos soldados romanos, representados por 40 farricocos. Na madrugada desta quinta (6), esses indivíduos saíram descalços pelas ruas do município, usando vestes longas de cores vibrantes, chapéus pontudos e segurando tochas.
Em entrevista ao Mais Goiás, o secretário de Turismo, Rodrigo Borges, disse que o evento transcorreu da melhor forma possível, sem qualquer tipo de ocorrência negativa. “Foi um público muito tranquilo. O diferencial deste ano foi, sem dúvidas, a maior interação das pessoas com a Procissão. O público acompanhou toda a caminhada e acompanhou os farricocos até o final. Estamos muito felizes e satisfeitos com o resultado”, disse.
Rede hoteleira lotada na Procissão do Fogaréu em Goiás
Ainda de acordo com o secretário de Turismo, todos os hotéis, casas de temporada e pousadas estão lotados. A taxa de ocupação na rede hoteleira é de 100%. Segundo ele, a expectativa é que sejam injetados cerca de R$ 2,5 milhões na economia da cidade durante o período da Semana Santa.
“Muita gente está se hospedando nas cidades vizinhas porque Goiás não tem mais vaga. Isso é muito bom para a economia. A Semana Santa no nosso município porque é muito rica do ponto de vista cultural e religioso. São vários eventos que dão continuidade às tradições”, afirmou.