Mais de 52 mil estudantes fazem o Enem em Goiânia, neste final semana
Mais de 52 mil estudantes participam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Goiânia…
Mais de 52 mil estudantes participam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Goiânia nos dias 3 e 10 de novembro, conforme divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Outras cidades com grande quantidade de inscritos são: Anápolis (11.193); Aparecida de Goiânia (11.376) e Valparaíso de Goiás (5.314). Em todo Estado, são 169.984 pessoas registradas para fazer a prova.
Em Goiás, o exame acontece em 55 municípios. A faixa etária com a maior participação é de 21 a 30 anos (39.150), seguida de jovens com 17 anos (34.302). Se inscreveram para o teste 206 pessoas com idade igual ou acima de 60 anos.
Mais de 19 mil estudantes goianos se declararam negros e 696 indígenas. Ao todo, 101.833 mulheres se inscreveram, contra 68.151 homens, uma diferença equivalente a cerca de 33 mil. A inscrição gratuita abrangeu 31.750 pessoas. E 87.819 estão com o pagamento confirmado.
Trânsito em Goiânia
De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), não haverá um esquema especial de trânsito para o Enem na capital, nem mesmo com a quantidade de obras espalhadas pela cidade. Contudo, “será feito um reforço na fiscalização nos locais de desvios para evitar congestionamentos”. Isso porque “os locais de provas são muito pulverizados”.
Segundo Fernando Santana, Secretário da SMT, mesmo que o domingo seja um dia com menor fluxo no trânsito, é necessário ficar atento ao horário do exame. “Os desvios estarão sinalizados e provavelmente será tudo tranquilo, mesmo com as obras por toda Goiânia. Contudo, é melhor o candidato levantar cedo e ir logo para chegar com tranquilidade”, ressalta.
O Secretário diz que os desvios espalhados por Goiânia foram “instalados para facilitar a mobilidade dos motoristas”.
Enem pelo Brasil
Este ano, o Enem será aplicado em 1.727 municípios brasileiros, nos dias 3 e 10 de novembro. Segundo o Inep, quase metade dos participantes fazem a prova pela primeira vez. Dos 5,1 milhões de participantes, 2,4 milhões não fizeram a avaliação antes, o que representa 47% dos inscritos.
“O aumento no número de inscritos pela primeira vez tem sido uma tendência registrada desde o ano passado, quando 33% dos participantes, nunca havia participado do Enem“, publicou o órgão. O fenômeno é atribuído “às mudanças implementadas em 2017 para concessão de isenção no pagamento da taxa de inscrição”. Contudo, o total de participantes caiu ao longo dos anos. “Em 2018 foram 5,5 milhões. Em 2014 foram mais de 8,7 milhões”, lê-se no comunicado divulgado pelo Inep.
Faltando dois dias para a abertura dos portões do primeiro dia do Enem, 4.374.694 participantes fizeram a consulta do local de prova. O número representa 86% dos inscritos, o maior percentual de acessos nessa mesma data desde 2016.
Os participantes podem conferir os locais de aplicação da prova no Cartão de Confirmação da Inscrição, disponível na Página do Participante e no aplicativo do Enem. Nele também estão disponíveis informações como número da sala; opção de língua estrangeira; e o tipo de atendimento específico e especializado com recursos de acessibilidade, caso tenha sido solicitado.
Devido às diferenças de fuso horário no país, o Ministério da Educação (MEC) divulgou a hora local de aplicação do Enem em diferentes regiões. Os portões são abertos pontualmente às 12h, pelo horário oficial de Brasília, e fechados às 13h, sem possibilidade de prorrogação.