TARIFA SOCIAL

Mais de 570 mil famílias em Goiás têm direito a desconto na conta de energia

Programa Tarifa Social oferece descontos de até 65% nas faturas

(Foto: Divulgação / Alex Malheiros)

Mais de 570 mil famílias em Goiás têm a oportunidade de obter descontos na conta de energia por meio do programa Tarifa Social, desenvolvido pelo Governo Federal. A Equatorial Goiás informou que cerca de 71 mil pessoas já foram cadastradas, mas ainda há um grande número de famílias aptas que não se inscreveram.

O programa Tarifa Social oferece descontos nas faturas de energia elétrica para famílias de baixa renda em Goiás. De acordo com a Equatorial Goiás, os municípios com maior número de famílias aptas e não inscritas são Goiânia, Águas Lindas de Goiás, Aparecida de Goiânia, Luziânia, Anápolis, Rio Verde e Valparaíso de Goiás.

Para se cadastrar ou manter o benefício, os interessados devem atender aos seguintes requisitos: ter cadastro no Cadastro Único (CadÚnico) e na Equatorial, ter renda familiar igual ou menor que meio salário mínimo, ser idoso acima de 65 anos ou pessoa com deficiência que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC), ou ainda ser uma família inscrita no CadÚnico com renda mensal de até três salários mínimos e ter membro portador de doença ou deficiência.

O programa estabelece diferentes níveis de desconto, de acordo com o consumo mensal de energia. Famílias que consomem até 30 kWh têm uma redução de 65% no valor mensal. Aquelas que consomem de 31 a 100 kWh têm um desconto de 40%. Já as famílias que consomem de 101 a 220 kWh têm uma redução de 10%.

Famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico possuem descontos ainda maiores, podendo chegar a 100% dependendo do consumo.

Para verificar se já está incluído no programa, basta conferir na parte superior da fatura mensal de energia, no campo “classe/subclasse”, se está preenchido com “Residência BX Renda”.

Caso o usuário ainda não esteja incluído, mas atenda aos requisitos mencionados, é possível se cadastrar nos canais de atendimento da Equatorial, fornecendo o número da unidade consumidora, CPF, RG ou documento oficial com foto, e número do NIS ou BPC. Não é necessário ser o titular da unidade consumidora para solicitar o benefício.

Os usuários aptos a receberem o benefício podem se cadastrar no programa em qualquer agência da Equatorial em Goiás ou entrar em contato pelo call center no número 0800 062 0196.