Pragas urbanas

Mais de 70 escorpiões são capturados em casa no Conjunto Itatiaia, em Goiânia

Equipe da SMS deve realizar novas ações no setor nos próximos dias. Moradores podem solicitar a ação dos fiscais via telefone

Uma equipe da diretoria de Vigilância em Zoonoses, da  Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), capturou 72 escorpiões em uma residência do Conjunto Itatiaia, na região Norte de Goiânia, nesta quarta-feira (21). Moradores do bairro já procuraram o Mais Goiás para relatar uma invasão dos animais e dizem acreditar que a frequência com que aparecem se deve à elevada quantidade de terrenos baldios nas proximidade.

A casa em que os 72 escorpiões foram encontrados pertencia a uma senhora que acumulava objetos e, por conta de problemas mentais, não permitia que os entulhos fossem retirados do local. O gerente de Controle de Animais Sinantrópicos da SMS, Welington Tristão disse que o órgão recebeu diversas denúncias sobre a residência, mas só foi possível realizar as buscas nesta quarta-feira.

Welington disse que, em uma ação anterior, foram recolhidos oito caminhões de lixo da residência da senhora. “Ela era acumuladora e sofria de problemas mentais. Nós conseguimos recolher o lixo do lugar após um mandado judicial e, após a morte da idosa, a residência ficou abandonada. O filho dela permitiu que nós entrássemos e por isso realizamos essa ação na residência hoje”, conta.

O local era propício para o surgimento de escorpiões, pois, segundo Welington, os animais se proliferam em ambientes com presença de entulhos como madeira e tijolos. Outro fator que pode atrair esses aracnídeos é o alimento colocado para animais de estimação, que acaba atraindo baratas, principal fonte de alimentação para os escorpiões.

Além desses fatores, o período chuvoso pode fazer com que os escorpiões apareçam nas residências. Welington esclarece que por causa das chuvas, as tocas e ninhos destes animais ficam alagados e, na busca de abrigo, eles acabam aparecendo nas casas.

Ações de combate a esses animais considerados pragas urbanas já foram realizadas neste ano nos setores Orlando de Morais e Antônio Pires. As equipes da SMS devem continuar no Conjunto Itatiaia em busca de novos focos de escorpiões, uma vez que moradores do bairro já entraram em contato com a secretaria. Outros bairros próximos devem receber a fiscalização nos próximos dias.

A melhor forma de evitar os escorpiões em casa, segundo Welington, é evitar as baratas. “O surgimento desses animais está relacionado com o manejo ambiental. Para evitar é preciso manter os ambientes limpos e sem entulhos”, orienta.

Quem encontrar escorpiões em casa pode solicitar uma visita de técnicos da SMS por meio dos telefones 3524-3131 e 3524-3125. Em até 72 horas a equipe comparece ao local. O serviço é gratuito e realizado ao longo de todo o ano.

Casa em que foram encontrados estava repleta de entulhos. (Foto: SMS)