Mais de 80% dos beneficiários do Bolsa Família em Goiânia precisam atualizar cadastro
Unidades de saúde farão a atualização no Dia D da Campanha de Multivacinação, que será neste sábado (24)
Famílias precisam fazer acompanhamento de saúde a cada seis meses para manter a bolsa. Unidades de saúde farão a atualização no Dia D da Campanha de Multivacinação, que será neste sábado (24).
O município de Goiânia precisa alcançar o índice pactuado de 75% de acompanhamento das famílias beneficiárias do Bolsa Família, Programa do Governo Federal. Atualmente, apenas 14% das 23.718 famílias estão regularizadas. Os profissionais das unidades de saúde envolvidas na Campanha de Multivacinação, que segue até o dia 30 de setembro, estão preparados para realizar a atualização dos serviços necessários à manutenção da bolsa. Amanhã, Dia “D” da campanha, as famílias devem procurar um dos 67 postos de saúde, das 8h às 17h, para atualizar a caderneta de vacinação das crianças.
Os beneficiários deverão levar o cartão do bolsa família e documento de identidade das mulheres, caderneta de vacinação das crianças e o cartão das gestantes. Também será aplicada suplementação de Vitamina A nas crianças de 6 meses a 5 anos de idade. O descumprimento da condicionalidade da saúde resulta no bloqueio do benefício da família.
Para a manutenção do benefício, a saúde das famílias deve estar com os cuidados em dia. Isso quer dizer que a vacinação das crianças menores de 7 anos de idade deve estar atualizada e com suplementação adequada de vitamina A. As mulheres em idade fértil, entre 14 e 44 anos, também devem procurar uma unidade de saúde para informar se estão gestantes e, caso estejam, para que sejam encaminhadas para pré-natal. As gestantes também devem ter seus exames de pré-natal em dia. As famílias devem comparecer às unidades de saúde com o cartão do Bolsa Família e o cartão de vacinação das crianças.
O acompanhamento de saúde deve ser feito a cada seis meses (duas vezes ao ano) e é um dos requisitos para a manutenção do benefício do Bolsa Família, sendo utilizado para que se tenha uma referência da saúde das pessoas. As informações de saúde da população obtidas nos acompanhamentos são utilizados na criação de políticas de ação em saúde e prevenção do Programa Bolsa Família.