Mais de 80% dos goianienses devem presentear no Dia dos Pais, aponta levantamento da CDL
Ticket médio dos gastos será de R$150 por presente; pais e padrastos são os mais homenageados
Um levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Goiânia aponta que mais de 80% dos consumidores goianienses devem presentear no Dia dos Pais em 2023. A comemoração deve levar mais de 850 mil pessoas ao comércio local, representando 81,2% da população.
Segundo a pesquisa, o consumidor pretende gastar cerca de R$ 150 em presentes. Esse movimento deve injetar aproximadamente R$142 milhões na economia local.
A maioria dos participantes do levantamento (42,9%) informou que vai investir o mesmo valor gasto em 2022 neste ano de 2023. Outros 16,1% afirmaram que vão gastar menos e 21,4% devem desembolsar mais.
“No último mês tivemos uma leve queda da inadimplência aqui na capital, fator que favorece a movimentação do comércio para a data. Além disso, o programa Desenrola Brasil trouxe oportunidade para quem está com o nome negativado voltar a consumir. Até o fim do ano, a expectativa é de que as datas comemorativas sejam mais movimentadas”, explica o presidente da CDL Goiânia, Geovar Pereira.
Pais e padrastos lideram homenagens
A pesquisa indicou que pais e padrastos serão os mais homenageados no Dia dos Pais, com 50% das respostas, seguidos por maridos (14,3%), avós (7,2%) e sogros (5,6%). Em relação aos presentes, itens de vestuário e calçados lideram a preferência, com 67,86% das escolhas, seguidos por perfumes e cosméticos (17,86%), relógios, joias e acessórios (5,63%) e eletrônicos (3,57%).
Larissa Oliveira, 24, diz que tem dois pais. O pai biológico e o tio que a criou a maior parte da vida. Ela afirma que comprará presente para os dois e diz ser uma forma de demonstrar o carinho por eles.
“Os dois se esforçaram muito para me dar o melhor e, mesmo que seja mínimo, expressar esse carinho no dia dos pais é muito importante”, afirma Larissa.
Locais de compra
Quanto ao local de compra, 61,8% dos consumidores pretendem realizar as compras presencialmente. Destes, 71,43% optarão por shoppings, 20% irão às lojas de rua e 8,57% ainda não decidiram o local.
Já 21,8% dos entrevistados farão suas compras pela internet, sendo que a maioria acessará diretamente as plataformas de e-commerce e marketplace das empresas (33,3%), outros utilizarão sites de pesquisa (33,3%) e 8,3% utilizarão aplicativos próprios.
Formas de pagamento
O pagamento dos presentes será feito principalmente via Pix e cartão de crédito parcelado, ambos com 14,3% de preferência. Em seguida, aparecem cartão de crédito à vista e dinheiro (7,1% cada) e cartão de débito (5,4%). A pesquisa revelou que 51,8% dos entrevistados utilizarão mais de um meio de pagamento.
A primeira semana de agosto, compreendendo os dias de 30 de julho a 06 de agosto, será a mais movimentada nas lojas, com 48,2% dos consumidores optando por esse período para a compra dos presentes. Outros 30,4% farão suas compras antes do dia 30 de julho, enquanto 17,9% planejam suas compras entre os dias 07 e 11 de agosto. Aqueles que farão suas compras na véspera ou no próprio dia da comemoração representam 3,6%.