PRAÇA TAMANDARÉ

Mais Goiás.doc mostra como funciona a Feira de Antiguidade em Goiânia

Local conta com barracas de lanches, cervejas, músicas, apresentações e muitos objetos antigos

Pin-ups (Foto: Artur Dias)

O Mais Goiás.doc dessa semana mostra como acontece a Feira de Antiguidades de Goiânia, que fica localizada na Praça Tamandaré, no Setor Oeste. A feira acontece todo segundo domingo do mês e conta com barracas de lanches, cervejas, músicas, apresentações de transformistas e venda de muitos objetos antigos – como é possível notar pelo nome do evento. No local, a população também pode apreciar a exposição de carros, motos e bicicletas antigas. Assista à reportagem no final da matéria e se encante com um pouquinho do passado no presente.

Mais Goiás.doc mostra como funciona a Feira de Antiguidade em Goiânia
Moedas antigas vendidas na feira (Foto: Artur Dias)
Mais Goiás.doc mostra como funciona a Feira de Antiguidade em Goiânia
Castiçal antigo (Foto: Artur Dias)

Criação da Feira de Antiguidades

Erom Gonçalves (57 anos), conhecido como Bira pelos feirantes, é o idealizador do evento. Ele conta que teve a ideia de criar a feira durante suas viagens e hoje, em 5 anos de edição, o lugar já tem mais de 40 expositores.

Bira revela que não imaginava que o evento cresceria tanto em tão pouco tempo. Para ele, o local é perfeito para fazer um passeio em família ou para encontrar os amigos e colocar o papo em dia. “É um evento estritamente importante para cidade. Ele fala da cultura, do casal lá da roça, das pecinhas que eram da vovó”.

Mais Goiás.doc mostra como funciona a Feira de Antiguidade em Goiânia
Idealizador da Feira de Antiguidades de Goiânia (Foto: Artur Dias | Arte: Niame Loiola)

O criador ainda ressalta que o convite está aberto para quem quiser visitar a feira.

Carros e motos antigas

Neuder Mota é piloto de avião e coleciona e vende carros antigos. Ele disse que custa esperar o segundo domingo do mês para ir até a feira.

Sua paixão por automóveis antigos vem de família e caminha de geração em geração. Seu avô, seu pai, ele e o filho tiveram o mesmo carro, Ford 29 – conhecido como Ford Baratinha. No dia do evento, ele havia levado o neto para conhecer o lugar em um dos seus automóveis, que ele reforma e coleciona com muito carinho.

Neuder contou o seu segredo para encontrar as peças raras: “Eu descubro eles. Eu ando o Brasil inteiro. Compro em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Araguari. Todo lugar que eu descubro um carro antigo, eu vou lá e restauro. Meu prazer é colocar o carro para andar”.

Mais Goiás.doc mostra como funciona a Feira de Antiguidade em Goiânia
Cachorros na exposição de motos antigas (Foto: Artur Dias)

Encontro de Pin-ups

A palavra Pin-up ganhou significado durante a Segunda Guerra Mundial, quando os soldados norte-americanos fixavam imagens (desenhos e fotos) de mulheres bonitas em seus beliches ou em suas aeronaves. Hoje, após 77 anos do fim da guerra, são conhecidas como Pin-ups as modelos que aderiram ao famoso estilo Retrô, com uso de batom vermelho, olhos com delineados marcantes e seus penteados de estilo rockabilly.

Rosângela Maria de Sá é servidora pública, modelista retrô, promotora de eventos e também é organizadora da Liga Pin-up GO. Ela revelou que frequenta a Feira de Antiguidades desde as primeiras edições.

“Para mim, para Liga Pin-up é uma honra ver esse evento hoje tomar essa proporção que ele tomou”, diz com sorriso no rosto.

Mais Goiás.doc mostra como funciona a Feira de Antiguidade em Goiânia
Mais Goiás.doc mostra como funciona a Feira de Antiguidade em Goiânia (Foto: Artur Dias | Arte: Niame Loiola)

 

Assista ao Mais Goiás.doc completo e se encante pela Feira de Antiguidades:

História das escolas de samba de Goiânia é tema do Mais Goiás.doc; assista.

Mais Goiás.doc mostra decorações natalinas de Goiânia; veja.