MEIO AMBIENTE

Mancha vermelha já passou pela área urbana do Rio Vermelho, em Goiás

Análise bioquímica de amostra da água vai revelar o risco ambiental; prefeitura já busca empresa responsável para responsabilizar por possíveis danos ao meio ambiente

Ainda não há registro de mortandade de peixes no Rio Vermelho, após acidente com caminhão carregado de sangue de boi. A informação é do diretor técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Cidade de Goiás, Pedro Vieira, que faz vistorias no leito do rio. Segundo as informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros é de que um caminhão tanque biarticulado tombou em área próxima do rio e que a carga caiu no manancial.

Bombeiros chegaram a tempo de ver sangue tingindo água do Rio Vermelho (Foto: reprodução)

“Temos uma preocupação quanto comprometimento do oxigênio da água, mesmo sendo material biológico. Nesse momento (16h50) a mancha vermelha com espumas já saiu da área urbana e segue rio abaixo”, disse o Pedro.

A prefeitura se antecipou a problemas ambientais e de intoxicações, por conta do consumo da água, e emitiu um comunicado à população. Na nota, informa o acidente com o caminhão, que já encaminhou amostras da água para exames e afirma ter alertado à população ribeirinha para ter cautela quanto ao uso da água.

(Foto: Leitor/Via WhatsApp)

ACIDENTE
Eram cerca de 4 horas da manhã, segundo o Corpo de Bombeiros, quando um caminhão tanque biarticulado (bitrem), carregado com cerca de 10 toneladas de sangue capotou na GO-070. As causas do acidente não foram informadas pela corporação, que retirou o motorista das ferragens e informou que teve fraturas, mas estava consciente.

No início da manhã a população estranhou a coloração da água do Rio Vermelho, que mesmo em período chuvoso, como amanheceu essa sexta-feira, não costuma ter a cor alterada. A água estava avermelhada e uma densa espuma estava sob o rio que faz parte do cenário histórico da antiga capital do Estado.

Após acidente, tanque é rompido e derrama sangue no Rio Vermelho (Foto: reprodução)

A Prefeitura da Cidade de Goiás, por meio da Sec. Municipal de Meio Ambiente, vem a público comunicar que:
1º. A mancha vermelha que está no Rio Vermelho é proveniente de uma carga de sangue bovino que estava em uma carreta que se acidentou a 5 KM da cidade.
2º Esta mancha está se deslocando a uma velocidade de 1 Km por hora, neste momento a 200 metros acima do largo da Carioca, o rio já se encontra limpo.
3º Já foi feita a coleta de amostra da água para uma análise mais criteriosa.
4º Estamos acionando a transportadora para explicações e possíveis responsabilidades ambientais.
5º Estamos alertando a população ribeirinha da chegada da mancha vermelha e pedindo a todos da zona rural e urbana, cautela quanto ao uso do Rio.
A Prefeitura da Cidade de Goiás, através da Sec. Municipal de Meio Ambiente esta a disposição para quaisquer esclarecimentos. 62 3371 7724.