Manifestação contra fechamento do Cais Cândida de Morais é realizada nesta quinta-feira
Pacientes e funcionários realizaram uma manifestação na manhã desta quinta-feira (10) contra o fechamento do…
Pacientes e funcionários realizaram uma manifestação na manhã desta quinta-feira (10) contra o fechamento do Centro de Atenção Integrada à Saúde (Cais) Cândida de Moraes, que fica na Avenida Perimetral Norte, em Goiânia. Segundo usuários da unidade, a farmácia do local já foi fechada e há expectativas que o Cais interrompa os atendimentos na segunda-feira (14) para uma reforma.
“Temos medo que ocorra o mesmo que o aconteceu com o Cais do Jardim América, que fechou e não abriu”, relata Ana Claudia Ribeiro. Ela leva a filha recém-nascida mensalmente à unidade para vacinação. “Os outros centros ficam longe. E há pacientes do Cândida de Morais que nem têm dinheiro para pagar passagem de ônibus para buscar atendimento em outros locais”, relata.
Veja o vídeo da manifestação:
Uma ex-funcionária da unidade, que prefere não ser identificada, acrescenta que o temor do público é que “vire também um Urias”. Ela se refere ao Centro Integrado de Atenção Médico Sanitária (Ciams) do setor Urias Magalhães, em Goiânia, que ficou cerca de cinco anos inoperante devido à reformas. “Por que não fechar partes e continuar o atendimento?”, interroga.
Procurada pelo Mais Goiás, a Secretaria Municipal de Saúde informa que nenhum serviço no Cais Candida de Morais foi fechado na manhã desta quinta-feira (10). De acordo com a pasta, três médicos atenderam normalmente na urgência, além disso, o ambulatório e sala de vacina também tiveram funcionamento normal.
“Apenas alguns servidores administrativos participaram da manifestação”, diz o texto. Quanto ao fechamento da unidade, a Secretaria afirma que ainda não há nenhuma decisão se os serviços serão, ou não, transferidos para outras unidades durante a ampla reforma que será feita no Cândida. A pasta esclarece, ainda, que a reforma atenderá a uma emenda impositiva de vereadores e deve ser concluída até dezembro.
Confira a nota da SMS sobre o fechamento do Cais na íntegra:
A Secretaria Municipal de Saúde informa que nenhum serviço no Cais Candida de Morais foi fechado na manhã desta quinta-feira, 10. Três médicos atenderam normalmente na urgência, além disso, o ambulatório e sala de vacina também tiveram funcionamento normal. Apenas alguns servidores administrativos participaram da manifestação. Quanto ao fechamento da unidade ainda não há nenhuma decisão se os serviços serão, ou não, transferidos para outras unidades durante a ampla reforma que será feita no Cândida. Esclarece ainda que a reforma atenderá emenda impositiva de vereadores devendo ser concluída até dezembro.