Polícia recupera plantadeira de produtor rural que foi vítima de golpe, em Itaberaí
Prática é conhecida como "golpe da gincana" e envolve etapas para demonstrar que a negociação é legítima
Uma plantadeira avaliada em R$ 400 mil foi recuperada na última sexta-feira (16) pela Polícia Civil de Goiás em Ituiutaba, Minas Gerais. Ela estava em uma estrada de chão entre canaviais e foi encontrada após ser obtida por estelionatários. A ação ocorreu em menos de 12 horas após o crime ser denunciado, impedindo que a vítima, um produtor goiano, sofresse um prejuízo ainda maior.
A operação, que contou com o apoio da Delegacia de Polícia de Itaberaí, da Polícia Rodoviária Federal de Goiás (PRF), da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), conseguiu interceptar a máquina antes que ela fosse definitivamente perdida.
Entenda o golpe
O suspeito consegue o acesso ao bem de forma supostamente legítima, sendo emitida inclusive a documentação necessária para a compra e transporte. Geralmente, os suspeitos se utilizam de cartão de crédito clonado ou se passam por freteiros, para ter acesso liberado ao bem citado.
Após a concretização da negociação fraudulenta, os suspeitos contratam freteiro de boa fé para retirar a mercadoria, levar até um determinado ponto, onde há novo freteiro esperando, que leva até outro ponto, passando para novo freteiro. Assim, diante de diversas etapas a serem cumpridas com rapidez pelos freteiros de boa-fé contratados por meio de anúncios na Internet, o bem chega até os suspeitos.
O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil para a identificação de todos os envolvidos.