ADEQUAÇÕES

Laudo aponta infiltrações e fios expostos em maternidade de Senador Canedo

Maternidade foi inaugurada em 2010 e há quatro anos não passava por manutenções preventivas

A Prefeitura de Senador Canedo informou que vai reformar a Maternidade Municipal Aristina Cândida, após um laudo técnico verificar a existência de diversos problemas na estrutura do local. Entre as falhas encontradas, conforme o laudo, estão instalações elétricas parcialmente expostas, com risco de choque elétrico e curto-circuito; infiltrações nas paredes e desplacamento de concreto na edificação.

A maternidade foi inaugurada em 2010 e fica localizada no Jardim de Todos os Santos, na região Central de Senador Canedo. Segundo a prefeitura, há pelo menos quatro anos a unidade não passava por manutenções preventivas. A vistoria, que levou à confecção do laudo por engenheiros civis da Secretaria de Saúde e de Infraestrutura do município, ocorreu no dia 28 de junho.

Conforme o documento, foram encontradas uma corrosão de armadura no concreto armado, fenômeno que só acontece quando as condições de proteção do concreto são insuficientes; infiltrações, a maioria com nível crítico e gotejamento; instalações elétricas parcialmente expostas, ocasionando risco de fechamento de curto-circuito e choque elétrico; descolamento de revestimento cerâmico entre outras falhas.

Veja fotos:

Segundo o diretor clínico da Secretaria de Saúde, Elter Borges, a reforma na maternidade deve começar “o quanto antes” e que, durante as obras, nenhum atendimento ficará prejudicado. “Vamos garantir, durante a reforma, o atendimento integral de todos procedimentos ofertados […]. As gestantes e as pacientes que procuram a maternidade para receber o serviço eletivo serão atendidas em unidades de referência até a finalização das obras”, destacou.

A reportagem do Mais Goiás entrou em contato com a Prefeitura de Senador Canedo sobre a data exata do início das reformas, e aguarda um retorno.