Maternidade Dona Iris e Hemocentro promovem campanha de doação de sangue nesta quinta-feira (14)
ação acontece das 8h às 16h
O Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI) e o Hemocentro de Goiás (Hemogo) realizam nesta quinta-feira (14) uma campanha de doação de sangue com o objetivo de reforçar o estoque da Rede Estadual de Hemocentros (Rede Hemo). A ação acontece das 8h às 16h na unidade da Prefeitura de Goiânia, localizada na Alameda Emílio Póvoa, N° 165, Vila Redenção.
A Rede Hemo atende a demanda de sangue para prematuros e gestantes das três maternidades de Goiânia: Dona Iris, Célia Câmara e Nascer Cidadão. Os interessados em doar devem realizar o agendamento por meio do telefone (62) 3956-8871. O número também é destinado para quem quiser se cadastrar como doador de medula óssea.
Segundo a supervisora da Agência Transfusional do HMDI, Herika Costa, de janeiro a outubro de 2024, foram utilizadas 674 bolsas de sangue na unidade. “Esses hemocomponentes são essenciais para atender desde puérperas e pacientes em cirurgias eletivas ou de urgência até os bebês. Das 674 bolsas utilizadas, 400 foram destinadas exclusivamente para bebês prematuros na UTI neonatal”.
Novembro Roxo
Novembro é reconhecido como o mês internacional de sensibilização para a prematuridade, chamado de “Novembro Roxo”. A cor representa a sensibilidade e individualidade dos bebês prematuros. “Entendemos a importância da doação para nossos pacientes e, por isso, promovemos coletas periódicas em parceria com o Hemocentro. Este mês foi escolhido devido à alta demanda de sangue para prematuros que temos e à sua ligação com a conscientização sobre a prematuridade”, destaca Herika.
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 15 milhões de nascimentos prematuros ocorrem anualmente no mundo. Em 2023, o Brasil ocupava a 10ª posição no ranking global, com aproximadamente 302 mil nascimentos antes de 37 semanas de gestação.
Quem pode doar?
Para doar sangue, é preciso estar saudável, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar documento oficial com foto. Menores de 18 anos devem estar autorizados pelos responsáveis. Após a vacina da febre amarela, é necessário aguardar 30 dias para doar, e, no caso da vacina contra a gripe, o prazo é de 48 horas.
Os interessados em se cadastrar como doador de medula óssea devem ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado geral de saúde e não possuir doenças infecciosas, incapacitantes ou relacionadas ao sangue, ou sistema imunológico. O cadastro pode ser realizado durante a doação de sangue.
Serviço
Doação de sangue no Hospital e Maternidade Dona Iris – Unidade Móvel do Hemocentro
Data: 14/11/2024 (quinta-feira)
Horário: Das 8h às 16h
Local: Hospital e Maternidade Dona Iris – Alameda Emílio Póvoa, N° 165, Vila Redenção
Agendamento de doação: (62) 3956-8871