Saúde

Maternidades municipais de Goiânia suspendem serviços por atraso nos repasses

Atendimentos de emergência estão sendo realizados, mas há limitação de internações, com possibilidade de transferência de pacientes

A Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (Fundahc/UFG) informou por nota, no fim da tarde desta quinta-feira (29), que os serviços ambulatoriais e eletivos das Maternidades Municipais de Goiânia estão suspensos “até que seja alcançada a regularidade financeira dos convênios com a Prefeitura de Goiânia”.

Atendimentos de emergência estão sendo realizados, mas há limitação de internações, com possibilidade de transferência de pacientes para outras unidades por meio da Central de Regulação do município.

“A Fundahc/UFG reforça que, mesmo com o impacto negativo para a população assistida, as medidas foram adotadas para garantir a segurança de pacientes e profissionais. Reitera, ainda, manter o diálogo contínuo com as autoridades competentes em busca de solução definitiva”, diz a nota.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que existe a previsão de novos repasses à Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc) na próxima semana. “Ressaltamos que a assistência de urgência e emergência continua sendo prestada normalmente e que os esforços estão concentrados na rápida normalização dos serviços afetados”, diz o pronunciamento.