Crescimento

Média móvel de mortes por Covid-19 apresenta tendência de crescimento, em Aparecida

São 4,7 mortes diárias em decorrência de Covid-19 no município

UTIs em Aparecida (Foto: Guilherme Cardoso /IBGH)

Aparecida registra tendência de crescimento na média móvel de mortes por complicações da Covid-19 há quatro dias. São 4,7 óbitos diários. Este é o maior valor do indicador desde o dia 5 de maio, quando estava em 4,8. O cálculo é feito a partir do número de óbitos diários no intervalo de sete dias registrados nos boletins epidemiológicos da Secretaria Municipal de Saúde.

Entre os dias 12 e 13 de junho, cinco pessoas perderam a vida em decorrência de complicações de Covid-19 na cidade. Na última semana esse número variou de três a seis mortes em intervalos de 24 horas. Já na semana anterior, entre os dias 1º e 6 de junho, a variação de mortes causadas pela infecção em períodos de 24 horas foi menor: entre 3 e 4.

Tendência

A tendência de queda, estabilidade ou crescimento nas curvas de média móvel de óbitos é registrada a partir de cálculos matemáticos. Se a média móvel do dia analisado tiver variação, para mais, superior a 15% da média móvel registrada há 14 dias, significa que há tendência de crescimento do indicador. Se a variação for inferior a 15%, a tendência é de estabilidade. No entanto, se a variação superior a 15% for para menos, a tendência é de queda.

No dia 30 de maio, a média móvel de óbitos em decorrência da Covid-19 em Aparecida estava em 3,57 mortes diárias. O aumento do índice 14 dias depois, registrado no dia 13 de junho foi superior a 15% e alcançou 5,7 mortes diárias. O aumento representa tendência de crescimento na curva da média móvel de mortes pela infecção no município.

Confira a evolução de novos casos e mortes por Covid-19 no município:

Mortes e novos casos de Covid-19 em Aparecida
Mortes e novos casos de Covid-19 em Aparecida

Boletim Epidemiológico

Aparecida registrou, até as 17h do último domingo (13), 174 novos casos de Covid-19 no período de 24 horas. Até agora, a prefeitura realizou 297.952 testes de diagnóstico de Covid-19. Os exames são do tipo RT-PCR, que é considerado o padrão ouro para esse diagnóstico.

A cidade possui 831 casos ativos da infecção, que estão hospitalizados ou monitorados pela Telemedicina, oxímetros e exames. Do total de 68.529 casos confirmados, 66.370 estão recuperados e 1.328 vieram a óbito por Covid-19, cinco deles confirmados no período compreendido o último sábado (12) e domingo (13). Os dados são do último boletim epidemiológico feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Leitos

A taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19 na rede pública de saúde está em 54%. Já as enfermarias, têm ocupação de 66%.