Epidemia

Média móvel de óbitos tem tendência de queda há 5 dias, em Aparecida

A taxa de ocupação das UTIs públicas exclusivas para tratamento de Covid-19 está em 57%

Testagem em Aparecida (Foto: Claudivino Antunes/SecomAparecida)

A média móvel de óbitos por Covid-19 em Aparecida de Goiânia apresenta tendência de queda há cinco dias. De acordo com dados epidemiológicos do município, a média móvel diária de mortes por Covid-19 está em 3,2. No período de 24 horas, três pessoas perderam a vida por complicações causadas pela infecção.

A média móvel de novos casos de Covid-19 no município apresenta tendência de estabilidade e está em 223,5 novas detecções diárias. No período de 24 horas, 210 novos casos da infecção foram detectados no município.

A taxa de ocupação das UTIs públicas exclusivas para tratamento de Covid-19 está em 57% e também tem apresentado estabilidade durante o mês de julho.

Escalonamento suspenso

A partir desta segunda-feira (12) o isolamento social por escalonamento está suspenso em Aparecida de Goiânia. A decisão foi anunciada pelo Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao novo coronavírus em Aparecida de Goiânia (COE) na última quinta-feira (8).

A medida veio após solicitação de entidades ligadas ao setor produtivo. O COE avaliou que o cenário epidemiológico do município estava propício para a flexibilização, mas estabeleceu que caso os casos de Covid-19 voltem a subir, haverá retrocesso para o modelo de escalonamento.

Medidas sanitárias

A prefeitura de Aparecida ressalta que apesar da suspensão do escalonamento, todas as medidas e protocolos de controle ao coronavírus devem permanecer para bares, restaurantes e comércio em geral.

O município adotou modelo que estabelece o fechamento de atividades consideradas não essenciais em macrorregiões por rodízio nos dias da semana. A quantidade de dias de fechamento por região é determinada pelo cenário epidemiológico na cidade. Com a suspensão, a abertura do comércio passa a ser permitida todos os dias da semana.