Médicos recomendam uso de óculos em vez de lentes na pandemia
Corpo estranho que pode levar alguns a coçar as pálpebras e tocar o rosto
Segundo a Academia Americana de Oftalmologia (AAO), os olhos também podem integrar o grupo de órgãos que serve como entrada para o novo coronavírus (Covid-19) no organismo – a boca e o nariz são os outros. Por isso, a entidade recomendou, por meio de comunicado, a substituição das lentes de contato pelos óculos de grau neste momento.
Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o oftalmologista Carlos Eduardo Pereira informa que as lentes em si não são o problema. De acordo com ele, o fator de risco é o hábito dos usuários. “Vale pensar que se existe um corpo estranho no olho, inevitavelmente alguns acabam coçando as pálpebras e tocando no rosto. Além disso, a higienização das lentes é mais complexa e nesse período precisa ser feita com atenção redobrada”, esclarece.
Para aqueles que não podem deixar de utilizar, ele recomenda soluções de limpeza e armazenamento de lentes com peróxido de hidrogênio. Segundo ele, estas são capazes de eliminar o vírus.
Acerca da troca, ele destaca que os óculos têm como ponto positivo o fato de servirem, também, como barreira física que protege os olhos de fluidos contaminados. Ainda assim, ele reforça a necessidade de se manter os hábitos de higiene, como lavar as mãos para também lavar os óculos, com água e sabão neutro. Ele também recomenda a não utilização de lenços que servem para remover o embaço, pois podem disseminar o vírus.