Melhor amigo do homem: visita de cães faz a alegria de pacientes no Hugo
Os pacientes do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) receberam, nesta sexta-feira (10), visitas para lá…
Os pacientes do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) receberam, nesta sexta-feira (10), visitas para lá de especiais: Simba, Baru, Lord, Jhorge e Lipe. Os cães animaram a tarde dos internos através do Programa Atividade/Terapia Assistida por Animais (A/TAA), organizado por alunos de Medicina Veterinária e de Medicina da UFG.
Pela primeira vez, o hospital recebeu a visita de animais. A ação foi planejada com a aprovação do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SciRAS) da unidade, para garantir segurança a pacientes e animais. E não faltou alegria e troca de carinho de quem estava na unidade de saúde.
O pequeno Francesco Carlos Costa, de 1 anos e 8 meses, está internado para tratar um coágulo no joelho. O pai, Leandro Mendes, 29 anos, conta que o filho brinca muito com o cachorro que eles têm em casa, e que provavelmente ele estava sentindo falta disso. “Em casa ele passa o tempo todo na companhia do cãozinho, e aqui no hospital ele tava muito triste, chorando o tempo todo. Agora ele está bem melhor, sorridente. Essa visita foi muito especial”, diz Leandro.
Voluntários de quatro patas
A advogada Renata Areballo é dona do golden retriever Simba. Ela conta que o cão fica animado com as ações e explica como funciona a participação dos animais no A/TAA.
“Nós, donos, nos voluntariamos para o projeto. Os cachorros passam por avaliação comportamental e veterinária. Após as análises, o especialista emite um atestado sanitário, que é repassado para a coordenação do programa, para os proprietários e para os hospitais”.
Dona de nove cachorros, a médica intensivista Tânia Cristina Machado comenta que já leu estudos sobre a visita de animais em hospitais e os benefícios que a ação pode trazer. “Eu acho muito válido, ajuda muito na recuperação do paciente. Estou feliz que o hospital tenha tomado essa iniciativa e espero que aconteça mais vezes”, diz a médica.
Flávia Zenha, coordenadora do Departamento Psicossocial do hospital, destaca que a iniciativa têm o objetivo de promover uma experiência inovadora e proporcionar benefícios ao paciente, à família e à equipe. “A visita reduz o impacto e estresse gerados pela hospitalização e alivia o sofrimento. O contato com animais desvia o foco do paciente em olhar apenas para a doença e estimula a troca afetiva”, ressalta Flávia.
O coordenador do SCiRAS, Guillermo Sócrates, declara que a presença dos cães foi concedida pelo Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SciRAS).
“Acompanhamos toda a visita, para que os pacientes pudessem vivenciar essa experiência com a certeza que estão seguros. Cuidamos da higienização dos internos e dos ambientes pelos quais os animais passaram. Essa é uma excelente ação para humanizar o hospital”, explica o médico.
*Fabrício Moretti é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo