O menino goiano Davi Lima, alvo da campanha #ODaviPrecisaViver, está em bom estado de saúde, apesar de bastante desnutrido. A informação é do Hospital Israelita Albert Einstein, onde ele está internado desde a quinta-feira (28/4).
Segundo nota da unidade, Davi apresentou complicações como diarreia e perda de peso “importantes” após uma cirurgia bem sucedida de transplante de medula realizada no Hospital Araújo Jorge, em Goiânia.
“Na próxima semana deverá ser submetido aos exames de endoscopia e colonoscopia para entendimento das causas da diarreia”, diz o texto assinado pelo médico Dr. Nelson Hamerschlak e o superintendente do hospital, Miguel Cendoroglo Neto.
Atualmente, o garoto recebe nutrição enteral e parenteral. Ou seja, tanto por via oral como por métodos alternativos.
Campanha
Com um ano e meio de idade, Davi foi diagnosticado com Síndrome da Imunodeficiência Combinada Grave, condição que lhe afetava desde o nascimento. Um transplante de medula, realizado em novembro do ano passado, trouxe melhoras à sua situação.
No entanto, tempos depois uma complicação provocou problemas ao seu tubo gástrico. Por conta disso, ele passou a não absorver mais os alimentos da forma como deveria e a sofrer com diarreia crônica. Aos dois anos tinha o peso de um recém-nascido: 5,3 kg.
Devido às condições delicadas do menino, os pais começaram uma campanha na internet em busca de ajuda para seu tratamento. Enquanto isso, eles também tentavam nas redes municipal e estadual de Saúde o tratamento adequado para a criança. No entanto, não houve sucesso, já que o Estado não conta com um gastroenteorologista pediátrico, especialista que seria o mais apto a cuidar de Davi.
Em pouco tempo a história de Davi correu o país. Pelas redes sociais, famosos como os cantores Felipe Araújo, Bruno Belutti, da dupla Marcos e Belutti, e Zé Felipe compartilharam os pedidos de ajuda. A hashtag #OdaviPrecisaViver passou a ganhar espaço no Facebook e Instagram.
Uma boa notícia veio na tarde desta quarta-feira (27/4), quando foi confirmada a transferência de Davi para o Hospital Israelita Albert Einstein. Isso foi possível graças a intermediação do governador de Goiás, Marconi Perillo, que discutiu a questão com Claudio Lottenberg, presidente da fundação Albert Einstein, mantenedora da unidade de saúde, que anunciou ao governador a internação gratuita do menino.
No dia 28 ele partiu em direção à unidade e encontra-se internado desde então.