Menino de 10 anos morre após agravamento de dengue em Caldas Novas
De acordo com a secretaria municipal de Saúde, Antônio Vicente foi internado já com suspeitas de complicações
Um menino de 10 anos morreu após complicações de dengue em Caldas Novas, na região sul de Goiás, nesta quinta-feira (11). O garoto Antônio Vicente foi internado em 5 de abril no Hospital Municipal Dr. André Ala Filho – Pronto Atendimento Infantil e transferido para a capital no mesmo dia.
O sepultamento será realizado no Cemitério Jesus de Nazaré, às 18h desta quinta-feira. De acordo com a secretaria municipal de Saúde de Caldas Novas, Antônio foi internado já com suspeitas de complicações da doença, em estado grave.
Devido à gravidade do quadro, foi regulado e transferido no mesmo dia para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) em Goiânia, onde morreu.
A prefeitura destaca que o óbito passa por investigação e que a confirmação oficial só será possível, após o resultado final do exame para dengue, emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN). O procedimento segue orientações do Ministério da Saúde.
Leia a nota completa da Secretaria Municipal de Saúde
É com grande pesar, que o Governo de Caldas Novas, através da Secretaria Municipal da Saúde comunica que, na tarde desta quinta-feira, 11, o Departamento de Vigilância Epidemiológica do Município recebeu a confirmação sobre o Óbito da criança, A.V.A.Q., de apenas 10 anos, por suspeita de complicações da Dengue. Em razão de alguns questionamentos sobre o caso, a SMS vem a público esclarecer que:
1) De acordo com o relatório de atendimento do Hospital Municipal Dr. André Ala Filho – Pronto Atendimento Infantil, o menor, acompanhado de um responsável, deu entrada na unidade hospitalar no dia 05/04 em estado grave.
2) Que, o menor foi prontamente atendido pela equipe médica, internado na Unidade Hospitalar, medicado para os sintomas, e devido à gravidade do quadro, foi regulado e transferido – no mesmo dia – para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente – HECAD em Goiânia, onde faleceu.
3) Esclarecemos ainda, que o caso segue sob investigação pela equipe Estadual Verificação de Óbito, e que, a confirmação oficial só será possível, após resultado final do exame para dengue, emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN). O procedimento segue orientações do Ministério da Saúde.
4) Importa informar, que o Governo de Caldas Novas tem investido continuamente no Programa Municipal de Combate à Dengue e demais Arboviroses, e que, desde o início do período chuvoso a gestão tem trabalhado com intensificação da assistência, aumento do horário e ampliação dos postos de atendimento, campanhas de informação sobre sintomas e fluxos de atendimento, e ainda, de mobilização para a limpeza, coleta de lixo e entulhos residenciais, e principalmente, sensibilização da comunidade quanto à sua corresponsabilidade.
Lamentamos profundamente o ocorrido, nos solidarizamos com a família neste momento de dor, e respeitosamente, nos colocamos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos.