Menos de 10% da população de Aparecida está integralmente imunizada
A imunização completa para Covid-19 alcançou 9,8% da população; dose única e segunda dose somam 58.370 aplicações
A imunização completa para Covid-19 alcançou 9,8% da população aparecidense. Até agora, a segunda dose de vacinas contra o coronavírus foi aplicada em 49.600 pessoas. O imunizante usado em dose única contemplou 8.770 pessoas na cidade. Somadas, tais aplicações totalizam 58.370 pessoas que tiveram a vacinação completa no município. Os dados são do balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida, na última segunda-feira (5).
Segundo o levantamento, a primeira etapa da imunização contra Covid-19 alcançou 28,9% da população de Aparecida. Ao todo, foram aplicadas 170.797 doses na etapa inicial de vacinação até a terça-feira (6).
Até o dia 6 de julho, o município aplicou doses de CoronaVac/Instituto Butantan, Astra Zeneca/Oxford, Pfizer e Janssen, imunizante com dose única na cidade. Os dados populacionais são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cuja estimativa de habitantes para Aparecida em 2020 foi de 590.146 pessoas.
40 anos ou mais
Atualmente, a campanha de vacinação em Aparecida contempla todas as pessoas com 40 anos de idade ou mais, sem comorbidades, e grupos prioritários do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A aplicação das doses é realizada em oito pontos da cidade. Segundo a Prefeitura de Aparecida, a faixa etária deve ser ampliada assim que chegarem novas remessas de doses do Ministério da Saúde (MS) e distribuídas pelo Governo de Goiás.
Nesta terça-feira (6), o serviço estará disponível nos pontos drive-thrus da Cidade Administrativa Maguito Vilela (Sede da Prefeitura) e do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança, sem necessidade de agendamento.
A vacina também é aplicada, com agendamento prévio, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim e na Central Municipal de Imunização. O agendamento é feito apenas pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. A ferramenta pode ser acessada também pelo site da prefeitura.
Grupos específicos
Puérperas, gestantes, lactantes e profissionais de saúde são vacinados somente com agendamento pelo aplicativo. No caso dos trabalhadores da indústria, a imunização também requer agendamento organizado pela Coordenação de Imunização da SMS diretamente com os responsáveis das empresas. Para os profissionais da imprensa que moram ou atuam em Aparecida, a vacinação continua nos dois pontos de modalidade drive-thru, sem necessidade de agendamento.
Goiás
No Estado de Goiás, 10,82% da população está com a imunização completa com duas doses ou dose única de imunizantes. O total de 33,64% dos goianos vacinaram com a primeira etapa de imunização contra a Covid-19. No Brasil, 22.930.114 pessoas (10,83% da população do país) em todos os estados e no Distrito Federal receberam a segunda dose do imunizante. Os dados são do Consórcio de veículos da imprensa, que fazem levantamento junto às secretarias de Saúde das unidades da federação.