Mercado Municipal da Rua 3, em Goiânia, continua aberto
O Mercado Municipal da Rua 3, no Centro de Goiânia, segue aberto, apesar do decreto…
O Mercado Municipal da Rua 3, no Centro de Goiânia, segue aberto, apesar do decreto do prefeito Iris Rezende (MDB) que ordenou o fechamento de todo o comércio pelos próximos 14 dias.
Ao Mais Goiás, um comerciante do mercado garantiu que a autorização para abrir as portas foi dada a eles pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec). A fonte diz que eles puderam trabalhar nesta quarta porque se enquadram na categoria de serviços essenciais.
“Estamos abertos, seguindo todas as normas de segurança, com limite de 100 pessoas por vez (bem menos que os super mercados), com número de funcionários reduzido em rodízio, sem acesso de terceiros ao interior das lojas e com produtos apenas para retirada, proibindo o consumo no local. Também estamos medindo a temperatura e disponibilizando álcool na entrada e proibindo de entrar e/ou permanecer sem máscara”, diz o comerciante.
“Felizmente o secretário Walison [Moreira] conseguiu argumentar e fazer uma interpretação pela necessidade de manter o mercado aberto. Foi muito atencioso e conseguiu mostrar que faz parte do serviço essencial.” A fonte diz ter a garantia da prefeitura de que o local vai continuar aberto. “De fato, é essencial”,.
O Mais Goiás procurou o titular da Sedetec, Walison Moreira, que disse que não poderia atender porque estava tratando justamente deste assunto. Walison não confirmou a informação de que autorizou a abertura do mercado.
Decreto
O decreto publicado na terça – e que entrou em vigor nesta quarta-feira – determina que os 14 primeiros dias sejam de comércio fechado em Goiânia, salvo os estabelecimentos vinculados a setores da economia considerados essenciais, como supermercados e farmácias.
O documento assinado por Iris também reafirma a obrigatoriedade do uso de máscaras quando houver necessidade de sair de casa. Em caso de desobediência, os órgãos aos quais compete a fiscalização – como a Guarda Civil Metropolitana – estão autorizados a aplicar multa de R$ 627.38. Confira na íntegra AQUI.