*Fabrício Moretti é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo
Mesária é presa em Goiânia por espalhar Fake News durante votação
Uma mesária da Escola Estadual Agripina Teixeira Magalhães, localizada no Setor Urias Magalhães, foi presa…
Uma mesária da Escola Estadual Agripina Teixeira Magalhães, localizada no Setor Urias Magalhães, foi presa neste domingo (28), ao divulgar um áudio disseminando fake news. A mulher cita até o juiz eleitoral nas informações falsas, onde “denuncia” a veracidade da apuração dos votos, falando que o modo de entrega das mídias foi trocado.
O Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-GO, Dory Gonzaga declarou que “o sistema de divulgação parou de funcionar na hora da divulgação dos resultados, por isso fizemos a troca da empresa para garantir a divulgação sem atraso”.
Marcos da Costa Ferreira, Juiz Presidente da Comissão de Segurança, ressaltou que o combate às fake news nesse segundo turno contribui para um dia de votação mais calmo e comentou sobre o caso da mesária.
“No áudio ela fala que estava comprovado uma fraude, pois teriam mudado o sistema de transmissão de dados das seções eleitorais para a Justiça Eleitoral, o que é uma inverdade”.
O Presidente expôs que a mesária foi advertida e mesmo assim continuou com essa prática. “O juiz eleitoral esteve na seção, a destituiu da função e deu voz de prisão pela prática de fake news“. A mulher responderá o processo criminal e o inquérito será feito pela Polícia Federal.